Policiais se agrupam em entrada de supermercado onde homem armado fez reféns, em Trèbes, na França (Foto: Reuters/"La Vie a Trèbes").

Homem armado faz reféns em supermercado e deixa dois mortos no sul da França

Premiê francês disse acreditar em motivação terrorista; suspeito foi morto pela polícia. Atirador alega pertencer ao Estado Islâmico.

Um homem armado invadiu um supermercado na cidade de Trèbes, no sul da França, nesta sexta-feira (23). Duas pessoas morreram e três ficaram feridas – uma delas gravemente-, segundo o Ministério do Interior. O suspeito foi morto pelas forças de segurança.

Policiais se agrupam em entrada de supermercado onde homem armado fez reféns, em Trèbes, na França (Foto: Reuters/"La Vie a Trèbes").

Policiais se agrupam em entrada de supermercado onde homem armado fez reféns, em Trèbes, na França (Foto: Reuters/”La Vie a Trèbes”).

O presidente Emmanuel Macron, que está em Bruxelas, afirmou que as evidências apontam que ação foi um ataque terrorista. Ele voltará para Paris para acompanhar de perto a situação.

O suposto terrorista alegou pertencer ao Estado Islâmico, embora o grupo terrorista não tenha reivindicado a ação. Testemunhas disseram que Redouane Lakdim, de 26 anos, gritou “Allahu Akbar” (Alá é grande), no momento ao invadir o supermercado Super U, segundo a CNN.

Se o vínculo com o grupo extremistas for confirmado, este ataque será o 1º ataque desta dimensão desde a eleição do presidente Emmanuel Macron, em maio de 2017. O Ministério do Interior informou que Lakdim, que era morador de Carcassonne, já era conhecido da polícia por causa de pequenos delitos.

O número de reféns ainda não ficou claro, porque parte dos empregados e clientes do supermercado conseguiram fugir. Um militar, que aceitou ser trocado por um refém, está entre os feridos no supermercado.

O suspeito entrou no estabelecimento da rede Super U por volta das 11h no horário local (7h em Brasília) e foi morto cerca de trrês horas mais tarde, às 14h25 (10h25 em Brasília).

Policial ferido em Carcassonne

Além dos dois mortos em Trèbes, a imprensa francesa afirma que uma terceira pessoa foi assassinada pelo suspeito em Carcassone, na cidade a cerca de 10 km de Trèbes.

Segundo relato da AFP, o suspeito roubou um carro, matou um passageiro e feriu o motorista. Em seguida, atirou contra um policial, perto de um quartel antes de seguir para o supermercado da cidade vizinha.

O carro do atirador foi encontrado pelos policiais no estacionamento do supermercado Super U. É possível que ele tenha deixado o veículo lá em uma estratégia de fuga.

Mais cedo, a imprensa francesa afirmou que, através da análise da placa do veículo, a polícia identificou o proprietário como um marroquino que já aparecia no Arquivo de Apontamentos para a Prevenção da Radicalização com Caráter Terrorista (FSPRT, na sigla em francês). A informação não foi confirmada oficialmente.

O policial de Carcassonne sofreu uma perfuração no pulmão e teve duas costelas quebradas, mas não corre risco de morrer, segundo o jornal francês “Le Parisien”.

O jornal “Le Monde” informa que 80 agentes (entre policiais e bombeiros) e três helicópteros foram mobilizados para a ação.

O ministro do Interior, Gérard Collomb, e o procurador de Paris, François Molins, também estão no local. “A seção antiterrorista do Ministério Público de Paris está reunindo todas as informações que temos no momento e elas sugerem que seria um ato terrorista”, também declarou o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe.

Trèbes é uma pequena comunidade próxima à cidade turística medieval de Carcassone, no departamento de Aude.

A tomada de reféns acontece com a França ainda em estado de alerta, após a série de atentados desde o ataque contra a redação da revista satírica Charlie Hebdo em janeiro de 2015, que deixou 12 mortos.

A onda de atentados extremistas deixou 238 mortos e centenas de feridos em 2015 e 2016. Vários ataques ou tentativas de ataques apontaram contra militares ou policiais.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!