ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue participou, na tarde desta terça-feira (27), do “Ambiente Móvel Exposição Fauna Urbana”, evento promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA) realizado no teatro da Universidade Paulista (Unip), em Araçatuba.
- Na oportunidade foi entregue o Plano de Resíduos Sólidos, que contém o estudo de instalação de um aterro que envolva os 17 municípios do consórcio. Fotos: Secom/Prefeitura
Tamiko esteve acompanhada dos prefeitos de Murutinga da Sul e Presidente do Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), Gilson Pimentel, de Guaraçaí, Nelson Tanaka e de Guararapes, Tarek Darghan e de Araçatuba, Dilador Borges.
O evento que contou com a palestra do secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, tinha por objetivo promover o encontro e aproximação junto às entidades técnicas ligadas à SMA para discutir, sanar e auxiliar as pendências ambientais da região e ainda propiciou uma capacitação dos profissionais presentes.
Maurício destacou durante conferência que os gestores devem compreender a real necessidade que cada município possui em disponibilizar recursos para resolver questões do lixo urbano.
“Quem se prepara para esse processo anda à frente, é preciso unir forças através de parcerias. As questões sobre resíduos sólidos são fundamentais e devem ser sanadas o quanto antes”, explicou o secretario.
Na oportunidade, o Ciensp de qual Andradina faz parte, formalizou a entrega do Plano de Resíduos Sólidos, que contém o estudo de instalação de um aterro que envolva os 17 municípios do consórcio.
O Governo de Andradina vem se aprofundando em alternativas na área ambiental que proporcione à população e ao ecossistema garantias sustentáveis através de ações e políticas públicas que possam ser resolvidas em conjunto.
“Este evento auxilia para que as exigências vigentes sejam cumpridas, dando uma orientação para que possamos encontrar soluções para o melhor aproveitamento e destinação do lixo”, afirmou Tamiko se referindo ao trabalho conjunto dos municípios no Consórcio e que Andradina tenta manter a atual qualidade do serviço prestado nesta área.
Participaram ainda o secretario de Meio Ambiente do município de Andradina, Cláudio Gotardo Filho e o técnico do Meio Ambiente, Adriano Denuncio de Sá.
“Os gestores precisam estar preparados para disponibilizar recursos para a área de resíduos sólidos. São novas tecnologias e soluções para aterros para
que haja um equilíbrio cada vez mais sustentável entre os recursos utilizados pela população e o meio ambiente”, comentou Gotardo.
Participaram do evento a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF), Instituto Geológico (IG), Zoológico (Zoo), Instituto de Botânica (Ibt), Programa Município VerdeAzul (PMVA) e a Polícia Ambiental que disponibilizaram especialistas para atender a comunidade. As instituições fazem parte dos órgãos que integram o Sistema Ambiental Paulista.