tolentino (1)

PMs da reserva de Andradina e Castilho integram a Força Nacional

Quatro PMs de Andradina e um de Castilho partiram semana passada para Brasília onde integrarão a Força Nacional

ANDRADINA – Cinco policiais militares da reserva, sendo quatro de Andradina e um de Castilho, partiram nesse último final de semana para a capital federal (Brasília/DF), onde integrarão a Força Nacional de segurança, que atuam em todo território nacional onde esteja ocorrendo conflitos ou colocando a ordem social em risco.

De Andradina foram engajados o Tenente PM Manoel Tolentino Pereira (Tolentino), Sargento João Alves Júnior,  que atuaram na Polícia Militar (Infantaria) e o Subtenente Wagner Carvalho de Oliveira. De Castilho o Sargento Enoque Vieira de França (França). Esses dois últimos atuantes por vários anos na Polícia Rodoviária, Base de Andradina.

As próximas três semanas servirão para eles serem submetidos a treinamentos específicos táticos e de tiros, utilizando as várias armas empregadas pela tropa nas várias ações em que estarão envolvidos. A missão pode ter duração de até dois anos e eles poderão aturar em até 10 capitais brasileiras inseridas no programa de atuação da Força Nacional.

Vale salientar que a equipe que partiu de Andradina para Brasília terá cursos na Academia da Polícia Federal.

ENGAJADOS

Os militares andradinenses e Castilho entraram para Força Nacional depois de passarem para a inatividade das Polícia Militar e Rodoviária por tempo de serviço prestados às instituições a que serviam. Como nenhum deles pensou em exercer outra atividade por enquanto, surgiu a oportunidade quando o Ministério da Defesa abriu inscrições para atuarem na Força Nacional. Confiram abaixo como foi a chamada:   

PROCESSO SELETIVO

O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública abriu processo seletivo para militares estaduais inativos. As inscrições foram feitas diretamente no sistema intranet do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.

Para participar da seleção, o militar deve ter passado para a inatividade, exclusivamente por tempo de serviço, há menos de cinco anos e; não ter sido condenado e não estar respondendo a processo por crime comum, militar ou eleitoral; não estar, na instituição de origem, respondendo a processo administrativo e não ter sido punido por infração disciplinar de natureza grave nos últimos cinco anos de serviço; possuir, no mínimo, cinco anos de experiência em atividade operacional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública ou de bombeiro militar, inclusive defesa civil.

O militar aprovado no processo seletivo poderá ser convocado no prazo máximo de dois anos, a contar da data de divulgação de sua aprovação.

FORÇA NACIONAL

A Força Nacional é Composta por Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis e Peritos.

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento no Batalhão de Pronta Resposta (BPR).

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!