sargento_monteiro1 (42)

Corpo de Bombeiros reintegra o 1º Sargento Monteiro, após demissão injusta

ANDRADINA – O Corpo de Bombeiros de Andradina recebeu na terça-feira (10) com muita satisfação o sargento Valter David Monteiro, reintegrado a Polícia Militar depois de quase nove anos, após ter sido injustamente demitido (2007). Ele foi acusado de coagir uma testemunha. Na época dos fatos cumpriu prisão de dez dias no Presídio Militar “Romão Gomes” na capital. Com seu retorno em decisão do Tribunal Superior de Justiça, vai receber algumas promoções, salários atrasados e também uma indenização do Estado por danos morais.

A recepção do 1º sargento Monteiro foi feita na manhã de terça-feira (10), no subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Andradina, localizado na rua Bandeirantes, anexo ao estádio municipal, com direito ao som de sirenes das viaturas oficiais e o “batismo” com jatos de água, como se ele estivesse começando. O banho serviu também para lavar a alma depois de tanto sofrimento, disse o sargento Monteiro.

Também aguarda para que, após vencidos os trâmites burocráticos, e as merecidas promoções, receber a merecida aposentadoria da carreira militar. 

Para o STJ, seus superiores do 28º Batalhão em Andradina entenderam que Monteiro estava intimidando uma testemunha, proprietária de um veículo recolhido num pátio da cidade, de onde o responsável retirou uma peça e a doou a um ex-soldado (também exonerado). A própria testemunha negou a acusação, mesmo assim o sargento acabou sendo punido.

“Fui conduzido ao Romão Gomes como se eu fosse bandido. Passei o Natal daquele ano longe de minha esposa, de meus filhos, enfim, foi um terror, uma humilhação sem precedentes. Tive que ficar naquela unidade prisional por dez dias intermináveis e angustiantes, mas Deus coloca pessoas em nossas vidas que nos estende às mãos e nos dá forma para continuar lutando”, comentou.

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho destacou que Monteiro não fora demitido por corrupção ativa de testemunha, mas por não levar ao conhecimento da autoridade militar competente os fatos e irregularidades dos quais tinha ciência relacionados à conduta de um soldado.

Após avaliar que houve abuso de autoridades por parte dos superiores que conduziram o inquérito militar, o STJ negou Agravo Regimental impetrado pela Fazenda do Estado de São Paulo contra decisão que determinou Monteiro ser reintegrado à Polícia Militar, o que de fato aconteceu na terça-feira (10).

 

DIVULGAÇÃO

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!