ANDRADINA – A cidade de Andradina iniciou nesta terça-feira (5) a vacinação da quarta dose da vacina de Covid-19 para as pessoas acima de 60 anos. Estarão aptos a receber a quarta dose as pessoas, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª dose) com um intervalo de quatro meses.
Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Bach, além da vacina para o coronavírus, os idosos podem receber a vacina contra gripe, que pode ser tomada simultaneamente. As vacinas também será disponibilizada a todos os profissionais da saúde.
“Para mais facilidade, as vacinas vão estar disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, exceto na UAS Norte (Stela Maris) que vai continuar a ser exclusiva para vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, disse Carla Bach.
Carla explica que quanto mais facilidade o munícipe encontrar para receber a vacina mais eficiência na vacinação, por isso foi adotada a disponibilização de vacinas em todos os bairros, para atender melhor aquelas pessoas que têm dificuldade de deslocamento, seja pelo pelo trabalho, pela distância, pelo estudo ou por outras razões.
A vacinação dos idosos acima dos 80 anos já havia começado de maneira antecipada pela Secretaria de Saúde, que tomou a decisão levando em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron.
“Pensando na segurança e na qualidade de vida dos nossos idosos nós realizaremos no próprio domicílio. A vacina contra gripe protegerá contra aqueles vírus que circularam no final de 2021 e início de 2022, o h3N2”, explicou a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back.
Etapas
O grupo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
A vacina influenza trivalente, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Segundo o ministério, a vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.