SÃO PAULO/SP – A Polícia Civil analisa imagens de um vídeo para tentar identificar os três criminosos que atiraram em dois irmãos que reagiram a uma tentativa de assalto, na noite de sábado (17), no Itaim Bibi, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. Os bandidos fugiram sem conseguir roubar as vítimas, que sobreviveram. Uma câmera de segurança gravou o crime.

Câmeras de segurança captam imagens de tentativa de assalto no Itaim Bibi, Zona Sul de SP, na noite deste sábado (17) — Foto: Reprodução/TV Globo.
Os irmãos Lucas e Rafael Diegues, que têm entre 25 e 27 anos de idade, foram socorridos e levados ao Hospital São Luiz, também na Zona Sul, onde permaneciam internados nesta segunda-feira (19). Um deles foi baleado no peito e outro no pé.
De acordo com os investigadores, o rapaz baleado no tórax passou por cirurgia e estava em estado estável. O outro atingido no pé se recuperava do ferimento.
O caso foi registrado no plantão do 14º Distrito Policial (DP), em Pinheiros, como tentativa de latrocínio. O latrocínio é o roubo seguido de morte.
A investigação, porém, será feita pela delegacia da área onde o crime ocorreu, nesse caso o 15º DP, Itaim Bibi. Os investigadores pretendem conversar com as vítimas assim que elas tiverem alta médica. Os depoimentos delas serão importantes para tentar identificar os criminosos.
Vídeo
Na filmagem que está sendo analisada pela investigação, o vídeo mostra um grupo de jovens caminhando perto das ruas Ministro Jesuíno Cardoso e Monsenhor Ariovaldo de Oliveira, no Itaim Bibi, por volta das 21h de sábado.
Em seguida, um bandido usando um capuz se aproxima e aponta a arma para eles, anunciando o assalto. Parte do grupo, um deles de bicicleta, foge e três rapazes continuam na rua. Logo, um dos irmãos Diegues dá uma ‘gravata’ no pescoço do assaltante com uma mão, enquanto a outra segura o braço dele para não atirar. Mesmo assim é possível ver o momento do disparo, que não atinge ninguém.
Outro rapaz foge e o outro irmão parte para cima também do criminoso. Os três caem no chão. Os irmãos Diegues conseguem desarmar o assaltante. Na imagem é possível ver o momento que um deles joga a arma do bandido longe.
Em seguida, surgem outros dois criminosos armados, que atiram nos irmãos. Após os disparos, um dos bandidos pega a arma que havia sido retirada do comparsa durante a briga. Os três assaltantes fugiram sem roubar nada das vítimas.
“Dava para ver os clarões de fogo saindo”, disse à reportagem uma testemunha que viu o crime e depois os bandidos entrando num carro, seguindo tranquilamente pela Rua Clodomiro Amazonas. “Entraram dentro de um Toyota Yaris bege”.
Além da câmera que gravou a tentativa de latrocínio e que já está com a polícia, os investigadores estão buscando mais imagens para tentar identificar os criminosos e a placa do veículo que eles escaparam. Testemunhas também serão ouvidas. Duas cápsulas de balas deflagradas pelos criminosos foram encontradas pela perícia no local e serão analisadas para saber de quais tipos de armas partiram os tiros.
De acordo com policiais ouvidos pela reportagem, é importante nunca reagir a um assalto, pois o criminoso pode estar armado e ferir a vítima, como foi no caso dos irmãos.