ANDRADINA – Quebrando uma hegemonia que já perdurava por 11 anos de presidentes da Câmara de Andradina sintonizados com o Executivo andradinense, o vereador Geraldo Shiomi Júnior foi eleito para a presidência da câmara municipal para o ano de 2020, em eleição realizada na noite de segunda-feira, 25, em sessão especial da Câmara de Vereadores de Andradina.
- Vereador Shiomi Júnior falou ao Jornal da Região após ser eleito presidente da Câmara de Andradina. Foto: Reprodução
- A partir da esq., vereadores Claudia Ribeiro, Santaela, Rodarte, Marão, Shiomi, Silas, Zé Rosa e Bossolan, além de Profº ‘Ceará’, que se juntou ao grupo posteriormente. Foto: Reprodução
- A partir da esq., vereadores Rodarte, Zé rosa, Shiomi Junior, Silas e Guto Marão. Foto: André Longarini
- Candidatos a presidente Shiomi Junior (dir.) e Joaquinzão. Foto: André Longarini
- Poucas pessoas foram acompanhar a eleição para presidente da Câmara de Andradina. Foto: André Longarini
Ao que tudo indica, a atual mandatária municipal poderá enfrentar resistências para aprovações de futuras proposituras que não estejam em sintonia com o novo grupo politico que agora se forma e declaradamente de oposição à administração Tamiko Inoue. Segundo esse grupo “o que for bom para o municÃpio terá apoio sim e será aprovado, porém, outros Projetos de Lei que possam gerar gastos para a municipalidade, serão agora melhor analisados”.
Além de Geraldo Shiomi, votaram a seu favor os seguintes vereadores: Sérgio Santaela, Claudia Ribeiro, Wilson Bossolan, Carlos Alexandre Soares (professor Ceará), cujo voto foi uma surpresa para muitos; José Augusto Rosa (Zé Rosa), Luiz Gustavo Marão (Guto Marão), Silas Carlos Oliveira, Rodarte dos Anjos, saindo vitorioso para o cargo de presidente do Legislativo andradinense.
Além de Shiomi presidente, foram eleitos os novos membros da Nova Mesa Diretora para o próximo ano: 1º e 2º vices presidentes – José Augusto Rosa e Rodarte dos Anjos [9 votos cada]; o 1º secretário Gustavo Marão [10 votos] e 2º secretário Silas Carlos Oliveira [9].
Já o outro candidato a presidente, Joaquim Justino da Silva, o “Joaquinzão’, teve 7 votos. Além dele, votaram Raimundo Justino de Souza, Márcio Makoto Izumi, Hernani Martins da Silva (Hernani da Bahia), Roberto Carlos Rodrigues Nunes (Cal Baiano) e Edgar Dourado.
Após a sessão que elegeu  novo presidente para o ano legislativo de 2020, de a câmara entra em recesso voltando aos trabalhos a partir de fevereiro de 2020 já sob o comando de Shiomi Júnior na presidência, na primeira seção do próximo ano.