ANDRADINA – Aconteceu no último sábado (13), o Circuito Sesc de Artes na Praça CEU das Artes e do Esporte, no bairro Benfica, realizado pelo Governo de Andradina, por meio da Secretaria de Cultura.
- Circuito Sesc de Artes realizado no último sábado (13), na praça CEU, foi sucesso de público. Fotos: Secom/Prefeitura
Atraindo grande número de pessoas, as oito atrações culturais, composta por mais de seis horas de atividades que uniram artes visuais, circo, cinema, teatro, música, dança, filmes, literatura, oficinas e intervenções, o circuito levou para a comunidade do bairro e proximidades uma mistura de informações.
De acordo com o secretário de Cultura, Fabrício Carvalho, o Governo de Andradina buscou oferecer através de parcerias importantes como a realizada com o Circuito Sesc, momentos para que toda a família pudesse se divertir e também adquirir conhecimentos culturais, aproximando ainda mais a comunidade dos bairros.
“Esta foi uma oportunidade incrível de unir experiências e mostrar a população os valores e enriquecimento diante da mistura artística que aconteceram em apenas um dia”, comentou Fabrício, ressaltando que a prefeita Tamiko Inoue incentiva o acesso à cultura como extensão de cidadania e para auxílio na educação.
O circuito teve inicio com a apresentação do “Rio do Samba ao Funk”, que cantou os primeiros sambas de sucesso, marchinhas de Carnaval e funks interagindo sempre com o público e tendo como parte dos instrumentos musicais, utensílios de cozinha.
Outra atração musical presente foi o Fuá – Cortejada, com danças e ritmos brasileiros tradicionais, como o frevo, o cavalo marinho, o maracatu, o xote, o baião e o coco.
Interpretado pelo ator Gero Camilo (Matias, do filme Carandiru) a peça “A procissão”, trouxe o bom humor do personagem Zé, que conta histórias diante de uma romaria.
A tecnologia também foi assunto com o “Gabinete de Curiosidades e Habilidades”. Inspirada pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade.
Já a queridinha das crianças e dos adultos, a atração diferente foi a “Composição Musical Com Tinta”, sendo uma instigante obra criada pelo próprio público presente, bem ao lado de espaço especial dedicado para contação de histórias.
Ainda teve o resgate da história do cinema, contado através de curtas-metragens, com relatos da vida do ator e cineasta inglês Charles Chaplin.
O show de encerramento da noite foi especialmente para quem curte dança, o espetáculo “Nosso Flamenco”, que põe em diálogo o flamenco e a dança brasileira numa mediação realizada pela dança contemporânea. Musicalmente, essa conversa se evidencia no repertório e na formação do grupo, com sanfona, do lado brasileiro, e a guitarra e percussão, do lado flamenco.
Para Fabrício Carvalho o evento superou as expectativas de público, e surpreendeu agradando a cada um dos estilos. “Este é um evento único e que mais uma vez foi um sucesso graças à participação da população, tornando este, mais um momento especial”, concluiu o secretário da pasta.