ANDRADINA – O Corpo de Bombeiros de Andradina, realizou na manhã de quinta-feira (26), simulação de incêndio no prédio do Poupatempo, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, esquina com a rua 13 de Maio, centro. O simulado serviu para que os funcionários brigadistas daquele órgão público estejam preparados e evacuem o prédio no instante em que o fogo se propaga, antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. A ação foi considerada de muito sucesso e bastante elucidativa quanto ao que deve ser feito em caso de sinistro.
- Ação consistiu no uso de jatos de água para extinção do foco de incêndio, claro que tudo simulado. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
- Houve ação de socorro de ‘possíveis’ vítimas que tenham passado mal ou supostas queimaduras. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
- Foram utilizados todos os recursos disponíveis ao alcance dos bombeiros, como unidade de resgate e caminhão auto bomba. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
- Ao final dos exercícios funcionários do Poupatempo, da Prefeitura, enfermeiros e bombeiros registraram foto para o evento. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
- Funcionários e usuários do Poupatempo foram “evacuados” durante simulado de incêndio. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
- Foram utilizados todos os recursos disponíveis ao alcance dos bombeiros, como unidade de resgate e caminhão auto bomba. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
A simulação como esta é feita pelo menos duas vezes ao ano, objetivando exercitar a retirada emergencial, salvamento de vítimas e extinção de focos de fogo, aprimorando o trabalho dos funcionários, principalmente os integrantes da brigada de incêndio do Poupatempo, atuando ao lado do Corpo de Bombeiros. O exercício é regulamentado pelo decreto estadual 46.076/2001, para treinar os servidores para agir em caso de acidentes que exijam uma rápida e ordenada evacuação do prédio.
Os funcionários devem agir conforme o protocolo de casos críticos e nessa ação foi evacuada a área e acionado o Corpo de Bombeiros. Servidores da Prefeitura e responsáveis pela Defesa Civil, assim como outros setores, bem como a Polícia Militar compareceram ao local para dar suporte a ação propriamente dita.
Durante a ação, que atraiu a atenção de quem passava por aquela região da cidade, cada integrante desenvolveu uma atividade para dar maior realismo possível ao simulado. Alguns chegaram a registrar em foto as viaturas dos bombeiros, tamanho era o realismo. Depois de explicado o que estava acontecendo, paravam imediatamente de filmar ou fotografar.
Além das equipes de resgate e combate a incêndio, que entraram no local, os próprios funcionários, assim como a PM, tiveram a atribuição de isolar as imediações do local, bem como orientar o trânsito da referida avenida, interditada a 100 metros em sua mão de direção para o centro de Andradina.