Juiz Emerson Sumariva Junior: Justiça não sabia sobre detenção de menores envolvidos em rouba a joalheira (Foto: Arquivo)

Poder Judiciário não havia sido informado sobre detenção de menores envolvidos em roubo a joalheria

Um dos adolescentes tentou matar uma mulher com três tiros na manhã deste domingo (30) em Araçatuba

ARAÇATUBA – O Poder Judiciário de Araçatuba não foi informado sobre a detenção de dois adolescentes envolvidos no roubo a uma joalheria no shopping Praça Nova, em Araçatuba.

Juiz Emerson Sumariva Junior: Justiça não sabia sobre detenção de menores envolvidos em rouba a joalheira (Foto: Arquivo)

Juiz Emerson Sumariva Junior: Justiça não sabia sobre detenção de menores envolvidos em rouba a joalheira (Foto: Arquivo)

Eles foram detidos pela Polícia Militar em um rancho às margem do rio Tietê. Os infratores foram ouvidos no plantão policial de Araçatuba e liberados na madrugada de quinta-feira (27).

Em liberdade, um deles, de 15 anos, tentou matar com três tiros uma mulher na manhã deste domingo no bairro Porto Real 2, em Araçatuba. (Veja matéria abaixo).

A vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU e está internada na Santa Casa de Araçatuba. O estado de saúde é estável.

O juiz Emerson Sumariva Júnior, titular da 3ª Vara Criminal de Araçatuba, Corregedor da Polícia Judiciária e diretor da 2ª RAJ (Região Administrativa Judiciária) informou ao Regional Press, neste domingo, que o Poder Judiciário não foi informado, oficialmente, sobre a detenção dos infratores na quarta-feira passada e que, por isso, não determinou a apreensão dos menos.

Segundo o juiz Adeilson Ferreira Negri, da Vara da Infância e Juventude, a Polícia Civil não comunicou ou pediu qualquer medida à Justiça quanto a apreensão dos menores pelo assalto praticado.

De acordo com os magistrados, se o Poder Judiciário tivesse sido informado quando da detenção dos menores, os mesmos, possivelmente, não estariam nas ruas e o crime de tentativa de homicídio ocorrido neste domingo poderia ter sido evitado.

“Até a última sexta-feira, não havia nenhum expediente no meu cartório a respeito desse roubo. Oficialmente, o judiciário não teve nenhum conhecimento desse roubo e o judiciário depende do encaminhamento desse expediente pela Polícia Civil. Ainda que os meninos tivessem sido ouvidos de madrugada, às 9h da manhã o Fórum abre as portas, e era só comunicar que estavam encaminhando um caso urgente. Seria submetido ao Promotor de Justiça para os trâmites. Eu não posso decretar uma custódia sem que aja a representação do MP”, disse o Juiz Adeilson Negri.

O caso causou mal devido aos comentários de internautas que criticaram a polícia e a justiça pelo fato de os menores envolvidos no roubo terem sido liberados.

Conforme os juízes houve erro por parte da polícia em não comunicar a detenção dos infratores, com o possível pedido de custódia dos envolvidos, ao Poder Judiciário.

Conforme o juiz Emerson Sumariva, o judiciário ficou sem nenhuma informação oficial sobre o caso e a situação dos menores infratores. A falta de comunicação deverá ser alvo de apuração interna na Polícia Civil.

O menor envolvido no roubo e na tentativa de homicídio se entregou no plantão policial no final da tarde deste domingo. Ele foi apreendido e a mãe dele, também acusada de envolvimento na tentativa de homicídio, foi presa em flagrante.

RP10

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!