Encenação da Paixão de Cristo na sexta-feira foi o ponto alto das celebrações. Foto: Toninho do Carmo

“Quem você alimenta? O lobo da morte ou o cordeiro da paz?”

ANDRADINA – Na homilia da missa de Páscoa na manhã de hoje, o padre Sebastião Gonçalvez falou da campanha da Fraternidade que se manterá durante todo o ano, refletindo sobre a “superação” da violência. Ele disse que os cristãos devem tomar o caminho de Jesus Cristo que, ao contrário da “vingança” nos mostrou a saída do “perdão”.

Essa transformação implica em rejeitar a lei do “dente por dente e olho por olho”, pelo mandamento superior de Deus que quebra essa lógica considerada por Jesus Cristo, em seu Novo Testamento, como desastrosa e a favor da morte e não da vida. A postura de Cristo agora é outra: “amarás o Senhor Teu Deus com todo coração e com toda sua força e ao próximo como a si mesmo”. E sobre a paz, Jesus sugeriu o perdão em número de vezes que for solicitado, implorado ou reconhecido para que ela aconteça.

Toda mudança do mundo, no entanto, segundo padre Sebastião, começa em cada um de nós. O nosso comportamento e que geram doenças e desuniões, e podem estar fundamentadas na posição que cada um está assumindo diante dos desafios e contrariedades. “Temos dentro de nós um lobo e um cordeiro. Precisamos definir qual deles estamos alimentando mais. Ficará mais forte, certamente aquele com o qual você dedica mais atenção e tempo”, disse Padre Sebastião.

O primeiro assassinato que aparece na Bíblia está lá nas primeiras páginas do antigo Testamento e narra que Caim matou Abel, por absoluta inveja. Para Padre Sebastião esta aí um dos caminhos para matar os demônios que estão dentro da gente: inveja, ciúmes, preconceitos e outras manifestações do egoísmo humano, da falta de tolerância e que resultam sempre na morte.

 “De que lado estamos, meus irmãos: da morte ou da vida?” disse padre Sebastião, exortando para que todos reflitam bem, uma vez que não é tão fácil saber se estamos com a turma do bem ou do mal. A Páscoa comemora essa passagem, mudança de pensamento e de postura, libertação coletiva do mal, mas que se inicia em cada pessoa.

As comemorações da Páscoa começaram sábado, com vigília diurna, a celebração da Luz e ressurreição de Cristo à noite. E pela manhã de domingo, uma procissão partiu do Cemitério até a Matriz de São Sebastião onde foi celebrada missa e logo após servido um farto café da manhã em comemoração à Páscoa. Dezenas de paroquianos trabalharam quase toda madrugada para oferecer aqueles alimentos.

 

Toninho do Carmo

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!