x-presidente sul-coreana Park Geun-hye (Foto: Ahn Young-joon / AP Photo).

Promotoria pede 30 anos de prisão para ex-presidente sul-coreana

Park Geun-hye, de 66 anos, está presa há quase um ano. Ela foi acusada de corrupção, suborno, abuso de poder e vazamento de segredos de Estado.

A promotoria do Distrito Central de Seul pediu nesta terça-feira (27) 30 anos de prisão para a ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, por seu envolvimento no caso de corrupção da “Rasputina”, que culminou com sua cassação e prisão preventiva há quase um ano.

x-presidente sul-coreana Park Geun-hye (Foto: Ahn Young-joon / AP Photo).

x-presidente sul-coreana Park Geun-hye (Foto: Ahn Young-joon / AP Photo).

Em abril do ano passado, Park, de 66 anos, recebeu 18 acusações que incluem corrupção, suborno, abuso de poder e vazamento de segredos de Estado.

Os procuradores também estão pedindo uma multa equivalente a US$ 127,1 milhões para Park, que está detida desde 31 de março do ano passado.

A Promotoria acredita que Park e sua amiga Choi Soon-sil, conhecida como “Rasputina”, extorquiram pouco mais de US$ 50 milhões de diversas empresas, entre elas a Samsung, em troca de obter um tratamento favorável do governo sul-coreano.

No último dia 13, Choi Soon-sil foi condenada a 20 anos de prisão por 18 acusações, entre elas abuso de poder, coação e suborno. A Promotoria tinha solicitado uma pena de 25 anos para ela.

Clemência

Park Seung-gil, advogado que representa a ex-presidente, pediu clemência à Corte Distrital Central de Seul, dizendo que sua cliente deu o melhor de si comandando o país “dia e noite”.

O julgamento de Park começou em maio, e um veredicto é esperado antes de abril. O caso chamou atenção para os laços íntimos entre os líderes políticos sul-coreanos e seu maior conglomerado, a assim chamada “República da Samsung”.

“(Park) provocou uma crise nacional deixando uma pessoa que jamais se envolveu na administração estatal comandar o país”, disse um procurador. “Ela e Choi receberam dezenas de bilhões de won (a moeda local) em subornos, e mesmo assim negaram seus crimes e obstruíram os esforços para se estabelecer a verdade”

A aceitação de suborno pode incorrer até em prisão perpétua.

Centenas de apoiadores se reuniram diante do tribunal proclamando a inocência de Park. “Libertem nossa presidente imediatamente”, bradavam.

Éa terceira vez que um ex-chefe de Estado da Coreia do Sul é detido por um caso de corrupção. Chun Doo-Hwan e Roh Tae-Woo cumpriram penas de prisão nos anos 1990 por motivos similares. O ex-presidente Roh Moo-Hyun, eleito democraticamente, cometeu suicídio em 2009, quando ele e a família eram investigados por corrupção.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!