orlando_silva7

Tamiko participa da posse de Orlando Silva na presidência da Comissão do Trabalho

A prefeita de Andradina, Tamiko Inoue (PC do B) participou, na noite de segunda-feira (3), do ato de posse da nova presidência da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados.

A prefeita, que estava cumprindo agenda na capital paulista, reservou um tempo para prestigiar a posse do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) que passou a coordenar os trabalhos da CTASP.

Orlando Silva foi eleito, na realidade, no dia 23 de março, há pouco mais de uma semana. A comemoração atrasada, no entanto, era necessária: “É preciso sentir o povo, sentir a energia das pessoas que lutam ao seu lado”. Falando ao auditório lotado, o deputado usou seu discurso inaugural para enfatizar a necessidade de reconstrução democrática, após o golpe de Estado de 2016. O ato teve como finalidade de firmar compromisso público com os direitos dos trabalhadores e com a defesa da Justiça do Trabalho, que está sendo muito atacada. “Acreditamos que Orlando vai fazer um bom trabalho e quem sabe levar luz à Câmara Federal sobre o tema, já que os trabalhadores amargam tantas perdas nos últimos meses”, disse Tamiko.

“No fundo, isso é firmar um compromisso com o país. Nós já passamos por momentos mais difíceis do que esse e soubemos sair num patamar ainda superior. E a solução é pela política. Esse ato é uma convocação para que os nossos amigos trabalhadores e sindicalistas tenham mais compromisso com ela. Se a democracia brasileira foi atingida duramente no último período, nós temos que ter o compromisso de tecer novamente o tecido democrático, refazê-lo e garantir mais participação e protagonismo dos trabalhadores”, avaliou. Para o representante, as medidas de austeridade promovidas por Michel Temer terão um efeito negativo sobre o equilíbrio econômico do país, ao invés de saná-lo. Ele afirmou que sua intenção à frente da Comissão será a de priorizar pautas e temas sociais, como os serviços públicos, e defender o papel do Estado como indutor de direitos sociais e dos trabalhadores. “É um momento muito difícil, mas o certo é que é o trabalho produz a riqueza, o trabalho produz a vida, o trabalho produz a dignidade para o nosso povo”, resumiu, arrancando mais reações acaloradas. Ele fez uma oposição desse

valor com as “velhas ideias” empurradas pelo governo golpista, e fez especial crítica às mudanças na CLT e na Lei da Terceirização. Presenças Além de Orlando e Tamiko, estiveram presentes no palco várias autoridades políticas, sindicais e acadêmicas, que falaram ao público sobre suas expectativas para os novos trabalhos da Comissão. Na lista de oradores, figuraram, entre outros, Lívio Enescu, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de São Paulo; Sônia Mascaro Nascimento, desembargadora do TRT-SP; Leci Brandão, deputada estadual pelo PCdoB; e Magnus Farkatt, assessor jurídico da CTB. Do lado sindical, falaram o presidente da CTB, Adilson Araújo, além de representantes da Força Sindical, UGT, Intersindical e o próprio presidente dos Eletricitários, Chicão.

Assim, Orlando assume a Comissão do Trabalho com as bênçãos de múltiplas centrais sindicais, membros da Justiça do Trabalho e partidos progressistas. A agenda dos trabalhos da CTASP, assim como os relatórios produzidos, podem ser acompanhados pelo portal da Câmara dos Deputados, e deveriam.

 

Secom/Prefeitura

 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!