Governo de Andradina conheceu fábrica de queijos no assentamento Santa Clara, na cidade de Bataguassu (MS). Foto: Secom/Prefeitura

Intercâmbio interestadual visa ampliar atuação de produtores de queijo

ANDRADINA – O Governo de Andradina, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participou de uma visita para conhecer uma fábrica de queijos no assentamento Santa Clara, na cidade de Bataguassu (MS).

Governo de Andradina conheceu fábrica de queijos no assentamento Santa Clara, na cidade de Bataguassu (MS). Foto: Secom/Prefeitura

Governo de Andradina conheceu fábrica de queijos no assentamento Santa Clara, na cidade de Bataguassu (MS). Foto: Secom/Prefeitura

O secretário da pasta, José Henrique Pastorelli, destaca que a intenção é criar um modelo em Andradina já adequado às normas do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para que os produtores locais ampliem sua área de atuação e comercialização, atendendo pedido da prefeita Tamiko Inoue.

“Queremos que nossos produtores fiquem corretamente adequados às todas as normas sanitárias e possam sair da informalidade, ampliando seu leque de vendas atingindo supermercados, padarias e demais comércios”, comenta Pastorelli depois de conhecer as instalações da Queijaria Beira Rio (no lote de propriedade de Leondas e Terezinha) em processo de Registro junto ao SIM da cidade Bataguassú, que além do queijo, produzem mel e possuem um tanque de piscicultura.

Participaram também da visita os produtores Francisco de Souza Silva (França) e Esposa Elaine Cardoso de Souza Filho e ainda o veterinário Fernando Murai, diretor do SIM junto o Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo).

O Governo de Andradina está em fase de transição do SIM que possibilita um maior controle de inspeção de toda a produção de alimentos de origem animal. A implantação está sendo feito em conjunto com o Ciensp, envolvendo os municípios pertencentes à associação, onde a responsabilidade de fiscalização passará a ser de responsabilidade do consórcio.

O SIM vem complementar o trabalho que é feito de fiscalização pela Secretaria de Agricultura Estadual e pelo SIF do Ministério da Agricultura. “A intenção é controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia de todos estes produtos”, finaliza Pastorelli destacando a importância da regularização de todos os produtores informais, gerando renda e empregos.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!