seccional_rosa (31_1)

Delegacia Seccional, Necrin e DDM participam do Outubro Rosa

ANDRADINA – Um café da manhã realizado na sexta-feira, 26, na sede da Delegacia Seccional, marcou a participação na campanha “Outubro Rosa” dos policiais civis da Delegacia Seccional de Andradina, Necrin – Núcleo Especial Criminal e DDM – Delegacia de Defesa da Mulher. Segundo uma das agentes, o movimento foi um ato de solidariedade e de conscientização da importância da prevenção contra o câncer.

No café da manhã participaram o delegado Seccional, José Astolfo Júnior, os assistentes da Seccional, Marcelo Zompero e Carlos Falsiroli, investigadores, escrivães, agentes policiais dos mais diversos setores, ou seja, homens e mulheres lotados nas três repartições policiais que fizeram questão de mandar seus recados.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

LACRES DE ALUMÍNIO

Também foram entregues ao delegado Seccional, José Astolfo Júnior e ao delegado assistente Seccional, Marcelo Zompero, potes contendo lacres de alumínio que serão entregues ao Lions Club Andradina – Sul, que os repassará para o Hospital do Câncer, o Hospital do Amor de Barretos.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!