Acusado foi preso na casa onde praticou o homicídio. Foto: DIVULGAÇÃO

PM prende acusado de matar e arrastar corpo de idoso por 2 Km em Pereira Barreto

Acusado é considerado foragido da Justiça, pois estava evadido da Penitenciária de Valparaíso/SP desde o dia 14/10/19.

PEREIRA BARRETO – As Polícias Civil e Militar prenderam na madrugada de quarta-feira, 23, Everaldo Lima de Oliveira, 48 anos, acusado de assassinar com requintes de crueldade o idoso Valmir Rodrigues de Souza, 73 anos. Ele ainda amarrou a vítima pelo pescoço e arrastou seu corpo por aproximadamente 2 quilômetros em uma estrada vicinal que demanda ao distrito de Bela Floresta. Encaminhado à Delegacia de Polícia, foi indiciado por homicídio qualificado e recolhido à cadeia de Ilha Solteira, à disposição da Justiça.

O homicídio aconteceu por volta de 19h de terça-feira, 22, no sitio 5 R, localizado na estrada da Bela floresta e policiais civis da Delegacia de Pereira Barreto deslocaram ao local para registro da ocorrência e em busca de evidências.

Os policiais constataram que a vítima apresentava múltiplos ferimentos provocados por arma branca e golpes de barras de ferro.

Segundo a polícia, a vítima do homicídio é o aposentado Valmir Rodrigues de Souza, de 73 anos, e teria ido até a sua propriedade rural para tratar de animais, quando o criminoso chegou e começou a discutir com ele.

Ao aproximarem-se da sede do sítio, nas imediações onde havia ocorrido o crime, os policiais civis avistaram um indivíduo em atitude suspeita,  que se trancou rapidamente na casa após notar a presença dos policiais.

Neste momento os policiais civis solicitaram o apoio da Polícia Militar, que compareceu no local com uma equipe de Rádio Patrulha (RP).

Aos militares, os policiais civis informaram que teriam ouvido o indivíduo manusear uma espingarda e que este seria o suspeito de ter cometido o homicídio contra o proprietário do sítio.

Com a chegada no local do coordenador operacional Major PM Akira, este passou a gerenciar a ação e, considerando a distância e a fim de garantir o socorro rápido e preciso as pessoas envolvidas na ação, solicitou uma unidade de resgate para o local.

O encarregado da viatura de Rádio Patrulhamento passou a atuar como o primeiro interventor da crise, estabelecendo uma empatia com o causador da crise (emocionalmente perturbado).

Após cerca de 5 horas de diálogo, próximo as 2h já de quarta-feira, 23, o indivíduo passou a oscilar suas ações, nível de estresse e alteração repentina de comportamento (agressividade), consequentemente o contato (rapport) foi rompido, recusando o causador a continuar o diálogo.

Neste momento foi solicitado o apoio de equipes de Força Tática, comparecendo no local duas equipes.

Considerando a relutância do indivíduo em se render, aliado a agitação de seu comportamento, indicativos claros que não haveria rendição pacífica e não sendo possível saber se haveria mais vítimas no interior do local, encerrada a alternativa de negociação, o coordenador determinou que as equipes táticas adentrassem o local.

O indivíduo, que estava portando uma foice, foi atingido por disparos de elastômero, desarmado e detido. O criminoso foi qualificado como Everaldo Lima Oliveira, 48 anos, que confessou o homicídio praticado contra o proprietário do sítio.

Everaldo já e reincidente na pratica de homicídio, já cumpriu 22 anos de prisão e estava evadido da Penitenciária de Valparaíso/SP desde 14/10/19.

Ocorrência apresentada no local ao delegado de Pereira Barreto, Rafael Sangaletto, ficando responsável pelo preso. A Perícia esteve no local. Uma foice foi apreendida no local. (com informações da Polícia Militar)

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!