Tamiko recebe ciclistas e discute modalidade no município. Foto: Secom/Prefeitura

Tamiko discute ações voltadas a ciclistas

ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue recebeu, na manhã de quarta-feira (22), praticantes do ciclismo no município que vieram apresentar pleitos e apresentar informações sobre a categoria.

Tamiko recebe ciclistas e discute modalidade no município. Foto: Secom/Prefeitura

Tamiko recebe ciclistas e discute modalidade no município. Foto: Secom/Prefeitura

O encontro aconteceu com as ciclistas Kátia Franco e Franciely Rodrigues e o empresário Carlos Mazotti. Entre as pautas apresentadas estão a sinalização de trechos, como a vicinal que liga Andradina a Planalto, a criação de espaços destinados a modalidades, e ações que visem melhorar as relações no trânsito.

“Além de ser um meio de transporte utilizado por muitas pessoas, o ciclismo é uma ótima opção de esporte, pela facilidade e os grandes benefícios que ele traz”, comentou Tamiko ressaltando que o Governo já estuda medidas para a modalidade.

Participaram também da reunião o secretário de Governo, Juliano Silva, de Esporte, Lazer e Juventude, Manoel Messias de Almeida e o assessor de Negócios Jurídicos, Antônio Sérgio da Fonseca da Filho.

“É uma simples atividade física essencial para saúde geral do corpo, além disso, tem aspectos sociais importantes, relacionados especialmente a sustentabilidade e uma cidade com mais mobilidade”, destaca Messias.

Ciclismo

Existem diferentes modalidades hoje, uma delas é a trip trail (XCM) é uma categoria do mountain bike definida como uma maratona com percursos que podem variar de 20 a 40 km em

trilhas por terra ou asfalto. Por ser comum que a prova nessa modalidade comece em uma cidade e termine em outra, é necessário que o ciclista esteja em boa forma física e mental para aguentar os muitos quilômetros. Também é indicado que o competidor esteja equipado com as ferramentas necessárias como câmara de ar e bolsas de hidratação.

Já no cross country olímpico (XCO), o percurso é menor variando de 6 a 20 km, porém exige mais experiência do ciclista. Apesar de não ser necessária tanta resistência física, é preciso ter mais potência muscular para superar os terrenos com aclives e declives. O percurso é dividido em circuitos com áreas de apoio para que os atletas não precisem carregar ferramentas e suprimentos durante o trajeto.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!