25 participantes passam a ter uma renda e participar de cursos de desenvolvimento pessoal e profissional. Foto: Secom/PREFEITURA

Programa de qualificação e renda vem transformando vidas e melhorando espaços públicos

ANDRADINA – Em Andradina um programa do Governo Municipal vem mudando a vida de pessoas e dando oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e em contrapartida vem melhorando os espaços públicos para toda a população.

O “Programa Especial de Auxílio e Capacitação aos Desempregados” está transformando o dia a dia de 25 participantes que passam a ter uma renda, participar de cursos de desenvolvimento pessoal e profissional, e voltam a ter esperança de um futuro melhor.

“Além da igualdade preconizada na nossa Constituição, temos que buscar sempre a equidade que é o respeito e a adequação de políticas públicas com o intuito de garantir essa igualdade de direitos”, comenta a prefeita Tamiko Inoue, que vem acompanhando o projeto de perto.

O Programa modelo de empregabilidade em Andradina consiste na realização de curso de qualificação profissional e aulas práticas no exercício de atividades laborais e ainda a concessão de uma bolsa auxílio-desemprego, no valor mensal de R$ 750,00. Sendo de duração de seis meses podendo ser prorrogado por mais seis.

São exemplos os casos de Simone Silva, de 35 anos, e Maria de Fátima da Silva, de 52 anos. “É maravilhoso participar, me sinto muito contente e produtiva, e venho melhorando a cada dia meu desenvolvimento”, comenta Maria.

Coordenado conjuntamente pelas Secretarias de Promoção Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e Administração, com a colaboração das demais Secretarias do Município, o projeto foi elaborado baseado em experiências positivas de outras cidades para colaborar com pessoas em vulnerabilidade social, arrimos de família, por exemplo, e que estão a mais de um ano desempregadas.

“As vezes em nossas vidas passamos momentos difíceis, e é preciso que alguém estenda a mão e nos coloque novamente no caminho de crescimento e oportunidades”, ressalta a secretária de Promoção Social, Elaine Vogel.

O secretário de Administração, José Henrique Pastorelli, destaca que a sociedade ganha duas vezes, uma é com o fortalecimento da cidadania e outra com serviços ofertados pelos participantes do programa.

“Praças, creches, unidades de saúde, e espaços públicos como CSU (Centro Social Urbano), ginásio municipal de esportes receberam um mutirão de limpeza e reparos, com muita dedicação e carinho dos participantes”, explica Pastorelli.

O projeto também oferece cursos que buscam conduzir o aluno ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, em sintonia com as novas demandas do mercado de trabalho. “São palestras motivacionais, elaboração de currículo, preparo para entrevista, português, matemática, cursos profissionalizantes, entre outros”, comenta Hugo Zamboni, secretário de Desenvolvimento.

Serão oferecidos também os cursos técnicos de poda de árvores, marcenaria artesanal, pequenos reparos em elétrica e hidráulica, pintura predial, jardinagem, limpeza e conservação, auxiliar de cozinha, costura, informática inclusiva, empreendedorismo, gestão e micro empreendedor individual, dentro de uma grade curricular de um ano.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!