Imagens aéreas do grande incêndio demonstraram o tamanho da área atingida. Fotos: DIVULGAÇÃO

TERRA EM TRANSE – Incêndio gigantesco em mata assusta Andradina e provoca esvaziamento de frigorífico

ANDRADINA – Um incêndio de proporções gigantescas, que começou por volta de 10h e ocorreu durante toda a quinta-feira (19), torrou uma mata e toda a pastagem que contorna as instalações  do frigorífico local, queimou mais de 6 alqueires de plantações e provocou muita correria e medo por toda a cidade. Os funcionários do turno de dia do frigorífico tiveram que ser dispensados por volta de 14h, devido a grande fumaça que invadiu os prédios das diversas divisões daquele unidade industrial.

Ainda não se sabe onde se original o foco de incêndio, porém, acabou saindo do controle das brigadas de incêndio da indústria local, que tiveram que chamar o Corpo de Bombeiros, Mesmo assim o fogo se alastrou, tomando conta das plantações de bambus e eucaliptos ao redor do frigorífico. Devido o vento intenso, as chamas então se espalharam para a mata localizada atrás daquela indústria.

Um veículo que seriam de representantes de uma empresa de telefonia móvel pode ter sido a causa de todo o incêndio. Segundo denuncias, o veículo apresentou defeito elétrico e o fogo se alastrou pela vegetação onde eles estavam, dentro do pátio do frigorífico.

Pelo menos 5 caminhões tanques da usina sucro alcooleira Raizen/Unidade Gaza, também compareceram ao logo da rodovia Integração, no trecho entre a rodovia Marechal Rondon e a subestação de energia, combatendo o fogo e tentando evitar que as chamas ‘pulassem’ para o outro lado da Integração. Mesmo assim, os prejuízos são incalculáveis para a fauna e a flora daquele local.  

SUSTO E BOATOS

Para piorar a situação, vários boatos pelas redes sociais (facebook e Whats App), de que o incêndio era em uma caldeira do Frigorífico, provocou pânico e correria de familiares dos mais de 1,2 mil funcionários da unidade operacional para obter informações se tudo estava bem. Muitos só ficaram satisfeitos quando todos os funcionários foram dispensados por volta de 14h, devido a forte nuvem de fumaça que tomou conta das instalações internas e externas do frigorífico.

Queimadas podem gerar multas, além de ser crime ambiental

As secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente emitiram um alerta para as comunidades do campo e da cidade contra qualquer tipo de queimadas que possam ser efetuadas.

A orientação é que a população não faça de nenhum tipo de queimada, que além de crime – Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) -, pode provocar sérios acidentes e colocar em risco a saúde das pessoas.

“Nesta época devido aos ventos e tempo seco qualquer tipo de queimada pode levar a destruição da fauna, flora, áreas de preservação ambiental e o pasto de quem tem que alimentar o rebanho, além de provocar sérios problemas respiratórios na população e riscos de grandes incêndios dentro das cidades”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo.

Outra orientação é que as pessoas façam a limpeza de seus quintais e não deixe acumular material que possa ser um foco de incêndio.  Moradores vêm registrando focos de queimadas em pontos da cidade diariamente, como na região do Alto dos Ipês.

“Estamos em um período de estiagem e isto nos preocupa, pois clima muito seco onde qualquer foco de fogo pode sair do controle”, explica o secretário de Agricultura, Nino Spegiorin.

Nino destaca ainda que as queimadas mobilizam o Corpo de Bombeiros, usinas, a Defesa Civil, prefeitura e demais órgãos dentro do Rinem (Rede Integrada de Atendimento a Incêndios e Emergências). “As queimadas podem prejudicar o atendimento da população em outras ocorrências”, finaliza Nino.

A lei municipal 2.814/2.012 proíbe qualquer tipo de queimada no perímetro urbano do município, principalmente aquelas destinadas à eliminação de galhos, lixo domésticos, material orgânico proveniente de limpeza de terrenos, vegetação, entre outros.

A multa para quem realizar queimadas varia de R$ 117 até R$ 586,50 de acordo com a gravidade.  No caso de reincidência o valor da multa é dobrado.  

O chefe da divisão de fiscalização Tributária e de Posturas, explica que o cidadão que flagrar o ato da queimada pode fotografar e denunciar no setor de Fiscalização da Prefeitura. (com site da Prefeitura)

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!