banner_SP

Tolerância e combate à discriminação são temas de concurso musical

Vozes pela Igualdade de Gênero leva o debate sobre o papel feminino na sociedade para as salas de aula da rede estadual; música vencedora será gravada pelo produtor Rick Bonadio

banner_SPO papel da mulher na sociedade, igualdade de gênero e diversidade sexual são pautas frequentas nas salas de aula da rede estadual de São Paulo e a música pode ser um instrumento para espalhar essas ideias para além dos muros da escola.

No segundo concurso musical Vozes pela Igualdade de Gênero – #RespeitaAsDiferenças, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e o Ministério Público de São Paulo, os estudantes podem transformar em rap, samba e até funk a importância do respeito, tolerância e meios de combate para qualquer discriminação de gênero e de orientação sexual. A canção vencedora será gravada pelo produtor musical Rick Bonadio.

A competição é aberta a estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade Jovens e Adultos (EJA) de todo o estado e as inscrições podem ser realizadas de forma individual ou em grupos com até cinco integrantes. Em caso das composições em grupo, a equipe deve conter obrigatoriamente uma integrante do gênero feminino. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponibilizados nos sites www.educacao.sp.gov.brwww.crmariocovas.sp.gov.br ewww.mpsp.mp.br.

Para aumentar o repertório e ajudar na preparação dos estudantes, as escolas participantes receberão formação a distância com representantes da equipe de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria da Educação e de promotoras de justiça do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo. A ideia é que os grêmios sejam multiplicadores do conhecimento.

Primeiro Passo

A primeira edição do concurso foi realizada em 2016, ano em que a Lei Maria da Penha completou uma década de existência. Nathan Pereira da Silva, vencedor com a música Primeiro Passo, abordou na letra questões como o fim da violência de gênero e a luta pela liberdade feminina. A canção foi produzida por Rick Bonadio e contou com a participação especial da cantora e compositora Kell Smith, criadora do refrão.

A nova edição do concurso conta com uma novidade: a canção vencedora será escolhida com ajuda do público. Após passar por júris nas escolas e diretorias de ensino, as músicas finalistas serão divulgadas no dia 21 de novembro e selecionadas por meio do voto popular online (veja o calendário abaixo).

Cronograma

Datas

1ª etapa – Escolas

Até 27 de outubro

2ª etapa – Diretorias de Ensino

Até 7 de novembro

Votação online

21 a 30 de novembro

 

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!