Prefeito Jamil participou de aula inaugural da sétima turma da escola de Eletricista do Governo de Andradina, que pela primeira vez acontece no período noturno. Foto: Secom/Prefeitura

Jamil participa de aula inaugural da turma noturna da Escola de Eletricista

ANDRADINA – O Governo de Andradina, através da SDEER (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda) participou na noite desta segunda-feira (07), da aula inaugural do curso de formação da Escola de Eletricistas que pela primeira vez acontece no período noturno, e é ministrada em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) do Campus de Votuporanga e pela empresa Elektro, realizado no NIAP (Núcleo de Iniciação e Aperfeiçoamento Profissional).

Prefeito Jamil participou de aula inaugural da sétima turma da escola de Eletricista do Governo de Andradina, que pela primeira vez acontece no período noturno. Foto: Secom/Prefeitura

Prefeito Jamil participou de aula inaugural da sétima turma da escola de Eletricista do Governo de Andradina, que pela primeira vez acontece no período noturno. Foto: Secom/Prefeitura

O prefeito Jamil Ono (PT) parabenizou os alunos que participam do curso. “Andradina se expandiu e para dar continuidade a esse processo de crescimento, a equipe de Governo tem garantido parcerias que dão suporte a este desenvolvimento”, citou o prefeito Jamil destacando que o curso é oferecido de forma gratuita e com o diferencial da turma noturna que pela primeira vez permite aos alunos se iniciar no mercado de trabalho e aplicar durante o dia aquilo que aprendem na aula, mas de forma remunerada.

Atendendo as necessidades do mercado no setor energético, o curso chega a uma taxa de empregabilidade próxima de 100%, já que a maioria é contratada pela Elektro, que tem em sua grade de curso aulas que são focadas na segurança com base nas regras da empresa.

Segundo o instrutor da Elektro responsável pelos 20 alunos, além de reconhecido pelo MEC o curso obedece aos padrões de distribuição da Elektro, e assim que formados em meados de junho de 2017, os alunos estarão aptos a exercer o cargo de Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica.

Para o secretário da SDEER, Ari Guimarães, este curso é uma oportunidade para que todos se sobressaiam no mercado de trabalho. “O Governo de Andradina está sempre se preocupando em criar alternativas e avaliar as necessidades do mercado para esses profissionais, em busca da geração de renda”, afirmou Ari, secretário da pasta.

O curso gera mão de obra especializada em eletrificação, o que significa contratação não só por concessionárias, mas por diversos segmentos que atuam direta e indiretamente. Esta é a sétima turma presencial e voltado para mulheres e homens, iniciou com 40 alunos, sendo que todos recebem o certificado de eletricista de construção e manutenção (NR10).

Entre os 20 alunos que participam das aulas práticas do Módulo II, Carla Vanessa Roque Cavalcante é a única mulher entre os demais da turma, e Carlos Andrade de Souza, de Santa Rita do Pardo/MS, está a 250 quilômetros de casa, e contou que está muito feliz e teve sua vida transformada desde que iniciou o curso e resolveu mudar de Três Lagoas (MS), onde tem parentes, para se dedicar à nova profissão. “Fiquei sabendo do curso pela internet, e agora que estou me profissionalizando graças a essa oportunidade que o Governo de Andradina me ofereceu e já estou trabalhando também como autônomo durante o dia”, contou Carlos.

O curso de formação de eletricista é composto de quatro módulos de 972 horas de duração, e vai formar os alunos em eletricistas de baixa e alta tensão. Ainda segundo o instrutor Roberto Melhorança, a formação desses profissionais ainda exige mais 772 horas, com 4 horas diárias que serão subdivididas em três etapas, sendo elas: Serviços Técnicos Comerciais, Serviços Técnicos de Restabelecimentos, e Serviços Técnicos de Expansão e Preservação, que completam o ciclo dos quatro módulos.

Esses 20 alunos que participam das aulas práticas foram selecionados através de testes por apresentarem melhor desempenho e perfil exigido pela empresa ao longo do treinamento no Módulo I entre os 40 habilitados que iniciaram o curso.

Ainda estiveram presentes as secretarias de Saúde e Higiene Pública, Jane Martins, de Promoção e Assistência Social, Lucinéia Pereira, de Cultura, Keila Vianna, de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Kamila Cangussu, de Governo e Gestão Participativa, Denise Silva, de Habitação, Ana Carolina Silva Gomes e o coordenador do NIAP, Roberto Trevisola.

 

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!