Projeto é dirigido aos fumantes que desejam parar com o vício e obter melhor qualidade de vida. Foto: Scom/ Prefeitura

Formada mais uma turma no Projeto RespirAR

ANDRADINA – O Governo de Andradina através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública realizou, na tarde dessa sexta-feira (10), no auditório do CEU das Artes no bairro Benfica, a entrega de certificado a 80 participantes do Projeto RespirAR, dirigido aos fumantes que desejam parar com o vício e obter melhor qualidade de vida.

Projeto é dirigido aos fumantes que desejam parar com o vício e obter melhor qualidade de vida. Foto: Scom/ Prefeitura

Projeto é dirigido aos fumantes que desejam parar com o vício e obter melhor qualidade de vida. Foto: Scom/ Prefeitura

O Projeto faz parte dos atendimentos do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) através do Programa de Atenção Básica e trata o controle do tabagismo no município. As reuniões acontecem nas Unidades de Saúde e tem conquistado cada vez mais adeptos com resultados positivos de mais de 90 % dos participantes.

Para o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez Bernardes da Silva, projetos como esse que recuperam a qualidade de vida das pessoas devem ser prioridade. “Nossa equipe está à disposição para oferecer o melhor tratamento e o acompanhamento necessário para todos os interessados em abandonar esse vício que traz tantos males a saúde”, disse Gimenez.

O tratamento segue o premiado método, reconhecido nacionalmente pela Bloomberg Philanthropies, que entregou o “Prêmio Bloomberg” para o Controle Global do Tabaco” ao Ministério da Saúde do Governo Federal pelas ações feitas junto aos municípios, como este trabalho efetuado em Andradina.

“Descobri que as reuniões aconteciam no Camo do Benfica, perto de casa, resolvi participar com pouca esperança, mas hoje faz 55 dias que não fumo graças às palestras, medicação e força de vontade”, disse Francisca participante do Projeto.

O “Projeto RespirAR” está sob supervisão da médica, Maíra Guimarães, teve início em novembro de 2015 com uma média de cinco participantes, hoje contabiliza 80 recuperados só nessa turma. “O tratamento pode ser individual ou em grupo e se

necessário existe uma intervenção medicamentosa, o trabalho em grupo garante um resultado maior e a troca de experiências é mais um apoio que cada paciente dá ao outro, sem contar é claro, com o apoio familiar”, disse a médica.

“Cada pequeno passo é importante na reabilitação o que faz com que a conquista seja saboreada de uma forma muito especial, podemos ver isso aqui hoje, no rostinho de cada um deles”, disse a coordenadora do CAPS AD, Maria José dos Santos.

“Comecei a fumar aos oito anos, o tempo foi passando e a quantidade de cigarros só aumentava, não acreditei que funcionaria, mas vi que era sério e me esforcei bastante para não desistir. Tive muito incentivo da Dr. Maíra e este foi um dos principais motivos para parar de fumar”, disse agradecido outro participante, Luciano.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!