Germaine de Randamie ficou magoada com comentários de que teria sido "suja" contra Holly Holm (Foto: Getty Images.

Germaine defende revanche contra Holm antes de enfrentar Cris Cyborg

Campeã peso-pena do UFC, porém, diz que provavelmente vai operar a mão antes de próxima luta, mira título em dois pesos e revela que juiz a inocentou de golpes ilegais

Os últimos cinco dias deveriam ser exclusivamente de comemoração para Germaine De Randamie, após conquistar o cinturão inaugural peso-pena feminino do UFC no último sábado. Contudo, a polêmica em torno de sua vitória por pontos sobre Holly Holm deixou o gosto do título um pouco mais amargo. Alguns fãs reclamaram da pontuação, e muitos, incluindo a própria Holm, criticaram os golpes desferidos pela holandesa após o soar da sirene de final do segundo e terceiro rounds.

Germaine de Randamie ficou magoada com comentários de que teria sido "suja" contra Holly Holm (Foto: Getty Images.

Germaine de Randamie ficou magoada com comentários de que teria sido “suja” contra Holly Holm (Foto: Getty Images.

As acusações de que seria uma “lutadora suja” foram as que mais magoaram Germaine, que ofereceu à adversária americana uma revanche imediata, antes de ela encarar Cris Cyborg, principal lutadora da categoria no mundo antes de o Ultimate adotar a divisão, e que não lutou no UFC 208 por estar passando por um processo com a Agência Antidoping dos EUA (USADA, na sigla em inglês) sobre uma possível violação do código antidopagem do UFC.

– Se você é a campeã, você precisa enfrentar todo mundo, Cris Cyborg, Holly Holm, mas, com tudo o que aconteceu, realmente acredito que Holly deveria receber a revanche antes. Se Holly sente que essas são as razões da derrota, se a dedução dos pontos for a razão pela qual ela perdeu, e se ela quer conseguir um “No Contest”, ela deveria simplesmente aceitar a oferta da revanche. Todos têm direito à sua opinião. Eu acredito que mereci a vitória, que dominei a luta em pé. Estou triste que certas situações aconteceram durante a luta, que não estavam no meu plano. Respeito o que ela quiser fazer – declarou a campeã em teleconferência com a imprensa internacional nesta quinta-feira.

Seja contra Holly Holm, seja contra Cris Cyborg, o próximo desafio de Germaine de Randamie deve acontecer após a cirurgia na mão que ela mencionou ainda no octógono, imediatamente após ser anunciada vencedora contra a americana. Apesar de admitir que jamais pensou em desistir da luta no UFC 208, a holandesa contou que a lesão, sofrida numa luta em 2015 contra Larissa Pacheco, a incomoda cada vez mais.

– Eu lesionei a mão na luta contra a Larissa Pacheco e continuei treinando. Me incomodou por muito tempo, continuou me incomodando muito neste camp. Eu precisei ir num especialista, ele me disse que eu precisava operar o ligamento. Perguntei se poderia lutar antes e eles disseram que poderia, mas não fui ao médico depois da luta para ver. O médico disse que eu não posso evitar a cirurgia, e não quero sofrer mais estrago ali, então prefiro fazer mais cedo em vez de mais tarde. Ainda me incomoda, então quero fazer logo, porque não quero danificar ainda mais minha mão. (…) Ainda não pude ir ao médico, ele vai reavaliar minha mão e a extensão do meu dano. Não sou uma médica, não quero ir contra o médico, porque preciso disso para meu trabalho, mas preciso ver isso antes.

Confira mais declarações de Germaine de Randamie na teleconferência:

POLÊMICOS GOLPES DEPOIS DO GONGO

– Era uma luta, tivemos trocas de golpes, nada além disso. Eu jogo uma combinação e é difícil segurar o golpe uma vez que já iniciei a combinação. Não dei nenhum golpe sujo, sobre ou ao redor do juiz; sempre que ele parou, eu parei. Mas você está dentro do momento, dentro de uma luta. Absolutamente não foi intencional, isso que me machucou mais, dizerem que sou uma lutadora suja. Não sou uma lutadora suja. Nunca tive más intenções. Eu respeito muito a Holly, o UFC e a equipe da Holly. É triste que isso tenha acontecido agora.

ESTARÁ EM DESVANTAGEM DE TAMANHO CONTRA CYBORG?

– Não, na verdade não. Já lutei antes no peso-pena, já enfrentei garotas grandes, e treino com homens. Sabemos que ela é grande, mas acredito na minha própria força, e acho que isso não será um problema

PEDIDO DE CYBORG DE ISENÇÃO PARA USO DE SUBSTÂNCIA PROIBIDA

– Para ser sincera, se ela conseguir a isenção, acho que isso depende da comissão atlética. Não sei muito sobre do que ela está pedindo isenção, então preciso estudar antes de dar minha opinião, e não acho que é meu lugar de opinar.

LUTA NA HOLANDA

– Eu adoraria lutar aqui na Holanda, disse desde o começo, se quiserem o cinturão, terão que vir à Holanda. Mas houve muitas conversas, e não sei o que vai acontecer em seguida. Sinto muito, não tenho a resposta, e temos que ver o que vai acontecer com a Holly, Cyborg e minha mão.

JULGAMENTO DA LUTA

– No final da luta, achei que tinha vencido a luta, que fui a lutadora dominante, eu acho que fiz ela errar algumas vezes, e na minha cabeça eu achei que tinha vencido, mas a gente nunca sabe, eu estava lutando fora de casa. Mas eu sentia que tinha vencido.

SENTIMENTOS DESDE A VITÓRIA

– Houve momentos em que eu aproveitei mesmo, mas outras vezes, nem tanto. Me entristeceu ouvir que sou uma lutadora suja, mas fui recebida no meu país como heroína. Sábado vai acontecer algo muito especial, vou ser homenageada na cidade onde nasci e cresci. No sábado a festa vai começar de verdade, e vamos aproveitar de verdade.

PERGUNTAS SOBRE CYBORG INCOMODAM?

– Honestamente, não, e acho q respondi essa mesma pergunta algumas vezes. Eu e Holly lutamos pelo cinturão pela razão de ela não poder lutar, e ela ainda não está liberada pela Usada. Se você receber uma oportunidade de lutar pelo cinturão, ninguém vai dizer não.

POSSIBILIDADE DE SER CAMPEÃ EM DUAS DIVISÕES

– Eu não quero olhar além da minha próxima luta, mas olhe pra caras como Conor McGregor, com cinturões em duas divisões. Seria incrível, eu adoraria isso. Eu poderia descer ao peso-galo de novo – e nunca é fácil, mas eu poderia, e há muitas lutas boas nos galos, e quem não gostaria de ser a primeira campeã em duas categorias? Isso seria uma possibilidade.

POSSÍVEL LUTA CONTRA AMANDA NUNES

– As emoções ainda estão muito altas. Eu ofereci a revanche para a Holly, e acho que a Valentina Shevchenko vai enfrentar a Amanda Nunes antes, e acho que ela merece essa chance também. Vamos ver minha mão, e se a Holly aceita a revanche, e depois disso, veremos o que vem em seguida, se é a Cyborg, Amanda ou outra. Primeiro, vamos ver minha mão, esperemos que possa voltar o quanto antes e fazer a revanche.

ATUAÇÃO DO ÁRBITRO

– Não culpo o homem, acho que ele fez um bom trabalho depois do gongo. Ele veio a mim e disse, “Não ouça o que os outros dizem, foi um golpe legal.” Ele talvez cometeu alguns erros, mas ele também é humano. O que posso dizer, não posso julgá-lo, ele fez o melhor trabalho que podia para o momento, e estou feliz que havia alguém no cage conosco para nos proteger.

 

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!