incra_itesp

Reunião debate trabalhos entre Fundação Itesp e Incra em assentamentos e comunidades remanescentes de quilombos

incra_itesp

O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, recebeu, em 4 de outubro, o superintendente regional do Incra-SP, Alexandre Pereira da Silva. Presentes ao encontro os diretores-adjuntos de Recursos Fundiários e de Políticas de Desenvolvimento, Gabriel Veiga e Marco Antonio Silva, e o gerente de Arrecadação e Projetos, Rogério Alves de Campos Lima.

Entre os temas tratados estiveram a prorrogação do convênio de reversão de terras públicas, bem como a ampliação do contrato de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Desde 2012, o Itesp presta os serviços de Ater em 17 assentamentos federais no Pontal do Paranapanema, beneficiando 1.417 famílias. Já o convênio de reversão de terras públicas visa a agilizar a arrecadação de áreas em processo discriminatório ou reivindicatório para implantação de assentamentos no Pontal. Pela parceria, o Governo do Estado entra com as terras julgadas devolutas e o Governo Federal, via Incra, paga as benfeitorias. Em 9 de agosto, foi assinada a portaria que criou o assentamento estadual Dorothy Stang, em Mirante do Paranapanema. Além disso, duas fazendas, em Marabá Paulista, que integram o convênio, estão com os processos de arrecadação adiantados.

Também se falou do convênio para identificação, reconhecimento, delimitação e demarcação de territórios reconhecidos como remanescentes de quilombos pelo Estado, por meio da elaboração de 12 Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID). Discutiu-se ainda a viabilidade do Itesp retomar as atividades de vistorias de fiscalização da produtividade dos imóveis rurais de São Paulo, sendo que os últimos trabalhos foram realizados em 2008.

 

Assessoria de Imprensa

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!