Policial Militar foi morto com, ao menos, 10 tiros de fuzil em Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP). — Foto: Arquivo Pessoal.

Policial executado com tiros de fuzil em SP já havia sobrevivido a atentado

Policial Militar José Aldo dos Santos, de 49 anos, havia sido abordado por criminosos em 2011. Na ocasião, ele conseguiu escapar após carro ser atingido por disparos.

GUARUJÁ/SP – O policial militar executado com ao menos 10 tiros na última quarta-feira (26), em Guarujá, no litoral de São Paulo, já havia sofrido uma tentativa de execução em 2011. Na ocasião, uma quadrilha composta por oito bandidos atirarou contra o policial, que conseguiu escapar. José Aldo dos Santos, de 49 anos, trabalhava há mais de 20 anos na corporação e estava locado no 21º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento em Bertioga.

Segundo apurado pela reportagem, em 2011, ele estava em uma festa com a família quando uma mulher se aproximou do imóvel e perguntou se no local havia algum homem chamado Aldo. Ao olhar para a mulher, o policial a reconheceu como pessoa próxima à criminosos que atuam na comunidade Favela da Aldeia e, em seguida, ela foi embora.

Policial Militar foi morto com, ao menos, 10 tiros de fuzil em Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP). — Foto: Arquivo Pessoal.

Policial Militar foi morto com, ao menos, 10 tiros de fuzil em Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP). — Foto: Arquivo Pessoal.

De acordo com informações da polícia, ao sair de carro da festa, Aldo foi alvo de 12 tiros em uma esquina do bairro Pae Cará, mas nenhum acertou o policial, que acelerou o carro e conseguiu fugir dos suspeitos. Os tiros atingiram a porta, os pneus e a traseira do veículo, que acabou ficando parcialmente destruído.

Execução

Nesta quarta-feira, o policial militar estava de folga e deixou a mulher na travessia de balsas entre Santos e Guarujá. No retorno para casa, por volta das 7h30, um carro com pelo menos três pessoas emparelhou ao lado do veículo dele, na Rua Maranhão, em Vicente de Carvalho. Logo em seguida, o grupo efetuou mais de 50 disparos.

Imagens obtidas pelo G1 mostram a ação. O veículo preto do policial segue em direção aos criminosos, que estão parados em um carro preto na esquina, fora do ângulo da câmera. Os atiradores desembarcam atirando. Um ônibus coletivo, que trafega na mesma direção, para e o motorista tenta fugir de ré para proteger os passageiros. Pedestres também são vistos se abaixando e correndo na calçada, de acordo com as imagens de uma câmera de monitoramento.

G1 apurou que o policial estava sofrendo, há vários meses, ameaças de pessoas que acabaram não sendo identificadas. O carro utilizado pela quadrilha foi encontrado, por volta das 10h, no bairro Monte Cabrão. Segundo a polícia, antes de fugirem, os criminosos queimaram o veículo. Até o momento, ninguém foi preso.

Os projéteis foram analisados por equipes do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar. O corpo do policial foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade e foi submetido aos exames de praxe. O sepultamento aconteceu no cemitério de Vicente de Carvalho.

Furto

Um homem foi preso em flagrante por furtar a arma do cabo da Polícia Militar. O suspeito foi localizado após retirar a pistola do policial morto e escondê-la no forro de um banheiro. Segundo a polícia, Jair Honorio dos Santos, de 47 anos, foi visto por moradores da região mexendo no veículo do policial, que não teve nenhum bem levado pelos criminosos que o mataram. O homem retirou de dentro do automóvel a arma funcional da vítima.

Durante apuração, Jair foi identificado e encontrado durante a tarde em uma propriedade rural nas proximidades do bairro Monte Cabrão, em Santos (SP). Ele indicou aos policiais civis e militares, que participaram das buscas, onde havia escondido a pistola, na casa dele, também no Distrito de Vicente de Carvalho.

No imóvel, localizado na mesma rua onde ocorreu o crime, os policiais encontraram a arma escondida em uma abertura no teto do banheiro dele. Por essa razão, o suspeito foi preso em flagrante por furto, levado ao 2º Distrito Policial e depois encaminhado à Cadeia Pública, onde ficou à disposição da Justiça.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!