incendio_stacecilia3

Incêndio provocado por morador deixa Santa Cecília coberto de fumaça

ANDRADINA – Um incêndio com características de ter sido colocado por algum morador próximo de uma grande área existente no final da rua Presidente Roosevelt, no bairro Santa Cecília e próximo do Loteamento “Quinta dos Castanheiras”, provocou um grande incêndio no início da noite de domingo (13), provocou a queima de mato equivalente a pelo menos 4 campos de futebol, deixando .  

Segundo moradores das proximidades, um morador teria colocado fogo em um entulho de lixo e, devido o período de estiagem e a folhagem muito seca, o fogo se alastrou rapidamente, tomando conta da vegetação rasteira (gramão), a princípio, e posteriormente atingindo também o mato mais alto existente ao lado de um caminho de água a céu aberto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e com homens e máquinas, conseguiu fazer com que o fogo não se alastrasse ainda mais para o lado do conjunto habitacional ‘Quinta dos Castanheiras’. Porém, não foi possível combater as chamas ao lado do esgoto a céu aberto, já que o caminhão tanque não conseguia acessar o local. As chamas se extinguiram por si só depois de consumir a vegetação seca.

VIGÉSIMO GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DÁ DICAS:
O Corpo de Bombeiros de Andradina realiza todoso os anos a Operação Corta Fogo, e aproveita para dar dicas à população na prevenção de incêndios.

INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE ESTIAGEM (INCÊNDIOS E QUEIMADAS)

Período crítico: Junho – Agosto
• Sazonalidade – CLIMA SECO E VENTOS FORTES
• Época de Festas Juninas
• Queimadas agrícolas
• Limpeza de terrenos e fogueira
• Bitucas de cigarro

A Operação Corta Fogo está dividida em quatros programas integrados e complementares:

PREVENÇÃO: tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo.

CONTROLE: atua para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do fogo na Queima Controlada, bem como a emissão de licenças e autorizações.

MONITORAMENTO: promove o acompanhamento dos focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subsídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo.

COMBATE: conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndios florestais; treinar brigadas municipais e das Unidades de Conservação.

EM CASO DE EMERGÊNCIA: AJUDA ESPECIALIZADA CORPO DE BOMBEIROS – 193:

  • Mantenha a CALMA;
    • Passe seu ENDEREÇO (rua, número, referência, cidade);
    • Confie e RESPONDA as perguntas do atendente;
    • 193 destinado apenas às EMERGÊNCIAS;
    • É importante conhecer técnicas básicas de PRIMEIROS SOCORROS;
    • Independente de acionar o Corpo de Bombeiros, não deixe de buscar ATENDIMENTO ESPECIALIZADO intra-hospitalar.
MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!