Secretária de Saúde, Janini Nascimento, gravou um vídeo em redes sociais para esclarecimento dos fatos. Foto: Reprodução/video

Secretária de Saúde explica em vídeo possível falta de remédios

CASTILHO – Diante a reclamação de populares alegando a falta de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal, a

 Secretária de Saúde, Janini Nascimento, gravou um vídeo em redes sociais para esclarecimento dos fatos. Foto: Reprodução/video

Secretária de Saúde, Janini Nascimento, gravou um vídeo em redes sociais para esclarecimento dos fatos. Foto: Reprodução/video

De acordo com Janini, recentemente uma reportagem exibida pela TV Tem, afiliada da Rede Globo, sobre o mesmo assunto, deixou bem claro que o grande responsável pela falta de remédios tem sido o Estado.

“O Estado informou que mais de 38 medicamentos não estão sendo fornecidos por estarem com problemas na distribuidora, problemas de licitação e alguns medicamentos eles não conseguiram nenhuma empresa que venda. Por esse motivo alguns medicamentos não estão sendo fornecidos à Castilho”, citou a secretário no vídeo.

Porém, ela citou a reclamação de um usuário do CIS (Centro Integral de Saúde) que alega não conseguir nem mesmo remédios que não integram a lista de alto custo fornecido pelo Governo, que seria um Pscotrópico. Para esses casos específicos, a Secretária de Saúde orientou que as pessoas devem procurar pela Assistente Social, Tassiane, que atende no CIS das 7h às 13h diariamente.

“A assistente social fara um relatório a respeito da pessoa, justificando que não tem condições de comprar tal medicamento e ela (Assistente Social) estará providenciando o remédio que porventura esteja em falta na Farmácia Municipal”.

No vídeo, Janini esclareceu ainda como são feitas as aquisições dos medicamentos pela Prefeitura. Segundo ela, o município adquire todos medicamentos através de uma licitação feita em 2016 na gestão anterior. “Além dos remédios dessa licitação de 2016, são comprados medicamentos pela Assistente Social quando o paciente não tem condições para isso e também tem o medicamento do alto custo fornecido pelo próprio Governo do Estado”, explicou. A Secretária calcula que em Castilho há cerca de 750 pacientes que fazem uso desse medicamento de alto custo. “E tem ainda os medicamentos fornecidos pelo Dose Certa e aqueles que podem ser retirados pela Farmácia Popular, basta a pessoa estar munidas com os documentos pessoais e com a receita médica”, completou.

Para Janini não é difícil pegar medicamentos na farmácia do Centro Integrado de Saúde. “Só que eu não consigo dar pra todos a dispensação imediata. Hoje no

CIS nós temos mais de 450 tipos de medicamentos, um estoque com mais de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais). O estado tem uma relação nacional e estadual de medicamentos com mais de 800 tipos de medicamentos, torna-se inviável ao município ter todos os medicamentos desta relação, até porque nem são todos os tipos de medicamentos que os munícipes usam”, citou no vídeo.

Além das receitas fornecidas pelos médicos que atuam dentro do próprio Centro de Saúde, a Secretária reforça que a Farmácia Municipal também atende receitas que vem de outros lugares, como do hospital José Fortuna, dos AMEs Andradina e Araçatuba, dos consultórios de Andradina, Santa Casas da região toda e até receitas de pacientes que são atendidos em urgência e emergência em Três Lagoas-MS.

Antes de finalizar o vídeo, Janini mais uma vez reforçou à população que procurasse pela Assistente Social do CIS quando não encontrasse o referido remédio na ´Farmácia Municipal. “Espero ter esclarecido, mas caso alguém ainda tiver qualquer dúvida que seja. Estou a disposição para atendê-los em minha sala”, finalizou.

Assessoria de Comunicação

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!