O Sesc Birigui, inaugura a mais nova unidade do Sesc São Paulo no estado. Foto: Pedro Finoti

Sesc Birigui inaugura com programação gratuita nos dias 25 e 26 de novembro

Programação inclui espetáculos, shows, exposições e encontros com importantes nomes do esporte nacional

BIRIGUI – O Sesc Birigui, a mais nova unidade do Sesc São Paulo no estado, preparou uma programação especial para celebrar a sua inauguração. Nos dias 25 (sábado) e 26 (domingo), o público da Alta Noroeste paulista terá à disposição uma série de atividades gratuitas de música, teatro, dança, circo, vivências esportivas com atletas, espetáculos para crianças, contações de histórias, oficinas, exposição, entre muitas outras opções para que a população de Birigui e região possa conhecer e desfrutar do novo equipamento.

O Sesc Birigui, inaugura a mais nova unidade do Sesc São Paulo no estado. Foto: Pedro Finoti

O Sesc Birigui, inaugura a mais nova unidade do Sesc São Paulo no estado. Foto: Pedro Finoti

Destaques

Entre os destaques da programação musical de inauguração do Sesc Birigui estão os shows das cantoras Zélia Duncan e Mônica Salmaso (cantando Vinícius de Moraes) e do violonista Marcel Powell, que homenageia seu pai, o instrumentista e compositor Baden Powell. Já na área das artes cênicas, a unidade receberá espetáculos como “Agora eu Vou Ficar Bonita”, com Regina Braga e texto de Drauzio Varella e a montagem de dança “Ziggy”, com coreografia de Mário Nascimento, inspirada na obra de David Bowie, com a Cisne Negro Cia. de Dança.

As artes circenses estarão representadas pelo espetáculo “Chocobrothers”, reunindo artistas brasileiros e espanhóis, enquanto os fãs da sétima arte poderão assistir a curtas-metragens do estúdio Pixar e a animações da cineasta alemã Lotte Reiniger, pioneira do cinema de animação da década de 1920, acompanhadas de trilha sonora executada ao vivo.

Para a área de artes visuais, além de uma série de oficinas, será apresentada a exposição de arte popular “(RE)INVENTAR – Artistas Criadores”, que reúne parte do acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro. Na literatura, o escritor Marcelino Freire lê trechos de seu livro “Contos Negreiros” e a cantora Fabiana Cozza interpreta canções afro-brasileiras no espetáculo literomusical “Cantos Negreiros”.

A programação contempla todas as idades. Para as crianças, há opções como o espetáculo teatral “Gagá”, além de contações de histórias, oficinas e jogos e brincadeiras de rua. Os jovens podem participar da oficina “Danças e Cultura Congolesa” com três refugiados que compartilham suas experiências. Três intervenções voltadas para os idosos tratam das questões do envelhecer.

No final de semana de inauguração também será possível conhecer os espaços do Sesc Birigui de uma maneira lúdica na atividade de Turismo Social. Ricardo Napoleão, Renata Jai e Felipe Siles conduzem o público durante o percurso “Pelas Trilhas do Sesc Birigui”.

Índios da aldeia Icatú, de Braúna (SP) recebem os indígenas de Paresi Haliti (MT) e Kariri Xocó (AL) em um Ritual de Boas-Vindas para o Sesc Birigui, em que entoam cantigas, dançam e fazem um cortejo pelos espaços da unidade. Doze integrantes da etnia Paresi Haliti também fazem demonstrações de suas danças e rituais nos dois dias.

A área de meio ambiente traz uma programação que convida o público a observar a cidade com o painel fotográfico e interativo “Observatório da Paisagem” e também a olhar o caminho das águas com a maquete lúdica “Aguaquete” e a vivência “Rota das Águas”.

O programa da área de saúde apresenta artistas da Cia. O Curioso de Teatro que interagem com o público com brincadeiras voltadas à saúde e ao bem-estar na intervenção “Despertando Sorrisos”. Já a área de alimentação traz um bonequinho que sorteia poesias ao som de música ao vivo na intervenção “Realejo Poético – Especial Alimentação”.

Vale destacar também as atividades destinadas aos gamers, que poderão experimentar uma série de jogos independentes, com a mediação de educadores especializados, além de uma série de atividades relacionadas à realidade virtual e fabricação digital oferecidas no Espaço de Tecnologias e Artes.

Esporte

Haverá também, na área esportiva, a presença de importantes nomes que marcaram o esporte nacional, que farão vivências, demonstrações, além de conversar com o público. Estão confirmadas as presenças, entre outros, de Michael e Fernanda Garay (Vôlei); Franco, Nalbert, Juliana Silva e Sandra Pires (Vôlei de Praia); Djalminha, Bello Soares, Aninha e Vânia (Futevôlei); Janeth Arcain, Helen Luz, Duda Machado e Shilton (Basquete); Pâmela Nogueira e Maria Bruna (Nado Sincronizado); Joana Cortez e Samantha Barijan (Tênis de Areia); Poliana Okimoto (Maratona Aquática); Aline Pellegrino e Maurine (Futebol) e Carlos Chin (Atletismo).

O roteiro com sinopses e serviços da programação inaugural segue abaixo.

Sesc Birigui – O projeto desta nova unidade tem como uma de suas principais características a sustentabilidade. Em sua construção foram obedecidos os critérios que minimizam a geração de resíduos e riscos ao meio ambiente e à comunidade. Esses atributos somam-se à estrutura da unidade, que possibilita oferecer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e à população da região da Alta Noroeste Paulista, acesso ao perfil de programação oferecido pelo Sesc em todas as unidades do estado.

Entre os espaços e projetos que compõem o Sesc Birigui destacam-se o Teatro com 217 lugares; Quadra Poliesportiva; Parque Aquático com Piscinas Semiolímpica (climatizada), Infantil e para práticas diversas, como o Biribol; Solário; Campo de Grama Sintética; Quadra de Areia; Biblioteca com 3 mil títulos; Clínica Odontológica; Espaço de Tecnologia e Artes; Espaço de Brincar; Sala de Ginástica Multifuncional (climatizada) e Comedoria.

 

Assessoria de Imprensa

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!