brigada_curso1

Brigadista castilhenses são capacitados para combater incêndio

CASTILHO – Em parceira com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Araçatuba, brigadista da prefeitura de Castilho participaram de mais uma capacitação profissional.

O treinamento foi direcionado a coberturas vegetais e foi dividido em duas partes: Primeiros Socorros e Combate a Incêndios, ambos com treinamento teórico e prático. “Esse curso ocorre ao menos uma vez por ano e visa dar mais preparo a equipe”, explicou Fabiano Teno, engenheiro agrônomo – responsável pelas ações do meio ambiente no município.

Embora a criação da Brigada no município tenha como foco o combate a incêndio nas pastagens, terrenos baldios ou plantações de cana, o grupo também atua em incidentes de qualquer natureza. “A prioridade não é apagar fogo de casa ou carro. Quem faz esse papel é o Corpo de Bombeiro de Andradina. Mas sempre quando os bombeiros são acionados para ocorrências desse tipo, eles mesmos já acionam a Brigada castilhense para dar um suporte até a chegada da equipe”, explicou Teno.

Em Castilho a brigada é composta por sete servidores públicos municipais que atuam voluntariamente. Seja em horário de serviço ou fora dele estão todos sempre aptos para atender as emergências. O município fornece todo material necessário, desde roupa especial anti-fogo, botas, luvas, máscaras e materiais de trabalho como abafador, motosserra, rádio-comunicador e outros. Para locomoção ao locais das ocorrências a brigada dispõe de um caminhão-bombeiro com capacidade para 4 mil litros de água e uma S10 com capacidade para mil litros.

Em caso de emergência, os munícipes podem acionar a própria Central de Ambulâncias, via 192, que funciona 24 horas por dia e esta por sua vez aciona os brigadistas.

Assessoria de Imprensa

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!