weeling_motos (6)

Realizado o 2º Encontro de Pilotos “Wheeling & Stunt”

ANDRADINA – Mesmo com um público menor do que o encontro do ano anterior, devido o tempo, aconteceu durante todo o dia 29/01, das 9h às 18h, no estacionamento do Oeste Plaza Shopping, o 2º Encontro de Pilotos “Wheeling & Stunt”, promovido pelo comerciante Mairo Henrique Severino Areas. Mesmo assim, quem foi gostou e aprovou mais uma vez a realização desse grande evento esportivo, que contou com o apoio de O Jornal da Região, Trevo Motos, Rede Telecom, MG Moto Peças, Oeste Plaza Shopping, Adesivos Fixar e o contabilista Paulo Souto.

Desde a parte da manhã houve apresentações de manobras radicais, algumas delas arrancando aplausos dos presentes, entre eles visitantes de Nova Andradina e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, além das cidades paulistas de Araçatuba, Birigui, São José do Rio Preto, Valparaíso, Mirandópolis, Dracena, entre outras cidades da região.

A promessa de chuva forte acabou não se concretizando, mas impediu que o estacionamento do shopping ficasse completamente lotado. Algumas caravanas chegaram a ir até o local, mas com o tempo fechado, ficaram pouco tempo, como os moto clubes de Mirandópolis, Valparaíso e Dracena, indo embora ainda antes do almoço. Outras ficaram pelo local.

Para o organizador do evento, “a segunda edição do evento confirmou que, com organização, é possível realizar com sucesso. Essa edição achei mais emocionante, surpreendente e inesquecível. “A primeira edição nos surpreendeu, diante disso, nos empenhamos para fazer desta segunda edição ainda melhor. Então o público que teve a coragem de encarar esse tempo carrancudo pode apreciar muitas manobras e um show de adrenalina”, disse um entusiasmado Mairo.

WEELING

O Wheeling é um  esporte radical praticado com motocicleta, consistindo em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes. O termo Wheelie quer dizer “Empinar”, porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo, não apenas para o ato de empinar.

O esporte surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como “The Wheelie King“, ou seja, o Rei do Wheeling.

No Brasil essa modalidade chegou na década de 1990 e tem crescido e conquistado públicos, no entanto ainda é vista pelas autoridades como vandalismo.

MANOBRAS DO ESPORTE

Borrachão: Consistem em manter o atrito da roda traseira (em alto giro) e o chão.

Enceradeira: Manobra em que o piloto durante o zerinho, arrasta uma de suas mãos no chão.

Grau: Diversas manobras onde a moto é empinada com a roda traseira no chão.

Joelinho: A moto é erguida com o apoio do joelho, geralmente o piloto consegue fazer curvas nesta manobra.

No hands: Empinar e controlar a moto sem as mãos.

No front: Manobra onde o equipamento não possui a parte da frente (rodas e bengalas).

One hand: Empinar e controlar a moto com apenas uma das mãos.

RL: Existem diversas modalidades de RL (Rear Lift), trata-se de empinar a moto, mas com a roda dianteira no chão e usando o freio dianteiro.

Raspão: Grau onde o piloto em velocidade, empina raspando a churrasqueira no chão, gerando faíscas.

Superman: Nessa manobra a moto fica apoiada na churrasqueira (raspão) e o piloto estica o corpo e arrasta os pes no chão com a moto em movimento.

Surf: Manobras em que o piloto sobe no banco e dirige sem as mãos.

Zerinho: Consiste em manter o grau com a moto em círculo.

ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA

Capacete: Geralmente são usado modelos de trilha (off-road).

Caneleira: Geralmente composta com uma espécie de joelheira, impede os constante impactos da moto com as pernas dos pilotos.

Botas: Usada para diminuição de impactos com o chão e com a moto.

Luva: Usadas geralmente para evitar calosidade devido o contato constante com a moto. (com site especializado no esporte)

 

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!