Vítima de operação na Vila Cruzeiro, no Rio, chega ao Hospital Getúlio Vargas nesta terça — Foto: Bruna Prado/AP

Chega a 26 número de mortos na operação da Vila Cruzeiro

Uma pessoa que estava internada no Hospital Getúlio Vargas morreu durante a madrugada desta quinta-feira (26). IML montou força-tarefa com funcionários de folga e de férias para liberar corpos da operação da Vila Cruzeiro.

RIO DE JANEIRO – Subiu para 26 o número de mortos na operação na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (24). Uma pessoa que estava internada no Hospital Getúlio Vargas morreu na madrugada desta quinta-feira (26). O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Três pacientes seguem internados no hospital — dois com quadro estável e um em estado grave. Há ainda outros dois feridos, um numa UPA do presídio de Bangu e outro no Hospital Salgado Filho.

A direção do Getúlio Vargas informou ainda que, desde terça-feira, 28 feridos deram entrada na unidade — 21 chegaram mortos e 3 morreram após atendimento.

O procurador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Rodrigo Mondego, disse que existe uma suspeita de tortura e execução durante a ação.

Na manhã de quarta-feira (25), representantes da OAB-RJ e da Defensoria Pública estiveram na região do confronto.

O ouvidor-geral da Defensoria Pública, Guilherme Pimentel, foi à favela ouvir moradores.

“A gente veio aqui com moradores, lideranças. A gente está escutando o que eles têm a dizer. Eles vieram aqui nos mostrar a área onde tudo aconteceu e isso faz parte da nossa apuração para que a gente consiga prestar o melhor serviço pra população, principalmente para as famílias afetadas”, disse Pimentel.

Na terça-feira (24), a Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Polícia Rodoviária Federal deflagraram a operação na Vila Cruzeiro para prender chefes do Comando Vermelho e suspeitos vindos de outros estados que estariam escondidos no lugar.

Segundo o comando da PM, a operação estava sendo planejada havia meses, mas foi deflagrada de modo emergencial para impedir uma suposta migração para a Rocinha.

Foram mais de 12 horas de tiroteio na região. Mais de 20 pessoas morreram, entre elas está a manicure Grabrielle Ferreira da Cunha, que foi atingida na porta de casa, na favela da Chatuba, vizinha à Vila Cruzeiro.

A ação é considerada a segunda mais letal da história do Rio de Janeiro, atrás somente da ação no Jacarezinho, de maio de 2021, que resultou em 28 mortes.

Em fevereiro deste ano, outra operação conjunta da PM e da PRF na Vila Cruzeiro deixou pelo menos oito mortos.

O Instituto Médico-Legal (IML) montou uma força-tarefa com funcionários que estavam de folga e de férias para agilizar a liberação dos corpos dos mortos na operação policial da Vila Cruzeiro.

Até o começo da tarde de quarta-feira (25), 17 corpos já tinham sido necropsiados. Mas eles ainda precisavam passar pelo exame de papiloscopia para a identificação e levantamento de possível ficha criminal.

Fonte: G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!