Foto: Fábio Ishizawa/RP10

Policiais que vão integrar o BAEP em Araçatuba passam por treinamento

ARAÇATUBA – A implantação do 12º BAEP –  Batalhão de Ações Especiais) no CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior-10), com sede em Araçatuba, está bastante adiantada. O prédio que vai abrigar a unidade, na avenida Odorindo Perenha, está passando por adequações e os policiais que vão integrar as equipes, incluindo duas mulheres, estão passando por um treinamento rigoroso com especialistas em diversas áreas da segurança pública.

Foto: Fábio Ishizawa/RP10

Foto: Fábio Ishizawa/RP10

O novo comandante do CPI-10, coronel Rodrigo Arena, concedeu uma entrevista aos órgãos de imprensa de Araçatuba em seu gabinete, e falou sobre a chegada do novo batalhão, que vem para dar um reforço a mais na Segurança Pública de toda a região, com aproximadamente mais 120 policiais que estão recebendo treinamentos específicos para atuação em ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, ações de controles de distúrbios civis e policiamento com cães.

Os treinamentos para os policiais que vão integrar o Baep terão três semanas de duração (230 horas) e entraram agora na segunda semana. Do total dos policiais que vão integrar o Baep, 50% vieram de fora e os outros 50% são policiais locais, sendo que as vagas que eles ocupam serão substituídas, fazendo que haja aumento do efetivo com a implantação do Batalhão.

O comandante explicou que os treinamentos para a implantação do 12º BAEP estão sendo feitos com equipes do Comando de Choque de São Paulo, incluindo a Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar), COE (Comando de Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Coronel Arena lembrou que todos os participantes do curso, tanto alunos como instrutores, passaram por teste do Covid-19, e quase todas as atividades estão sendo realizadas em ambientes externos, sempre seguindo as recomendações com relação às medidas para se evitar a propagação do novo coronavírus.

O curso para os novos integrantes do BAEP tem como objetivo a capacitação do policial para o patrulhamento em ações especiais, enquanto força de pronta-resposta em apoio ao policiamento territorial, nas situações que exigem aporte especializado de pessoas e equipamentos.

As 230 horas de aulas estão sendo ministradas por profissionais que atuam nos efetivos do Choque seguindo padrões internacionais, incluindo cursos no Bope, Comandos na Colômbia, Pós explosão em El Salvador, Técnico Explosivista na Argentina, Estados Unidos e Espanha e Atirador de Precisão na França, Estágio Preparatório de Comando Anfíbios (ComAnf) pela Marinha do Brasil e Curso no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) pelo Exército Brasileiro, além de curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga pela Polícia Militar de Pernambuco.

O BAEP

A sede do 12º BAEP será na Avenida Odorindo Perenha, 141, no bairro Umuarama, zona leste de Araçatuba. O imóvel foi alugado pela Prefeitura de Araçatuba em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e o prédio já está passando por algumas adequações.

A instalação do 12º Batalhão de Ações Especiais de Polícia será muito importante para a região, pois, atuará em toda a região administrativa de Araçatuba para fazer frente às práticas delitivas complexas, especialmente as de maior repercussão. O patrulhamento tático será realizado com viaturas de grande porte, compostas cada uma com, no mínimo, quatro integrantes devidamente capacitados e treinados sob o comando de Oficial, Subtenente ou Sargento.

As equipes estarão aparelhadas com armamentos e equipamentos diferenciados, específicos para atuação em atividades críticas de polícia ostensiva, incluindo ações de controle de multidões, ações antiterrorismo, ações de policiamento com cães, ações de reintegração de posse de grande envergadura, operações especiais realizadas em conjunto ou em apoio às autoridades do Poder Judiciário ou Ministério Público, escoltas armadas de alta periculosidade, apoios às medidas de segurança por ocasião de visitas de Chefes de Estado, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e combate a delitos perpetrados por organizações criminosas. (com informações dos sites Folha da Região, Regional Press e Hojemais Araçatuba)

Fonte: PMESP

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!