Policial federal foi morto na Favela do Rola, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo.

PF investiga se agente atingido na Favela do Rola foi morto pela milícia do Ecko

Ronald Heeren e outro policial teriam ido até a Favela do Rola entregar intimações. Policiais militares de Santa Cruz fizeram uma operação no local nesta sexta-feira (14).

RIO DE JANEIRO/RJFontes da Polícia Federal acreditam que o agente Ronald Heeren foi morto por milicianos da quadrilha de Wellington da Silva Braga, o Ecko, acusado de controlar a maior milícia do Estado do Rio de Janeiro desde 2017.

Policial federal foi morto na Favela do Rola, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo.

Policial federal foi morto na Favela do Rola, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo.

Ronald, que trabalhava no Núcleo de Operações da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Delecor), foi morto na quinta-feira (13) em uma diligência que ia fazer em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Ele e outro policial que estava com ele, Plínio Ricciardi, teriam ido até a favela entregar intimações.

GPS indicou caminho

Plínio contou a policiais militares que os dois seguiram o caminho sugerido pelo GPS e acabaram entrando na Favela do Rola.

Lá, segundo ele, quatro bandidos armados em um Corolla prata desceram do carro e atiraram contra a viatura descaracterizada em que os policiais federais estavam.

Plínio conseguiu correr e se esconder em uma casa abandonada, por isso sobreviveu.

O corpo de Ronald Hereen foi encontrado dentro da viatura, em um ponto diferente do local do ataque.

Ainda de acordo com fontes da PF, os bandidos retiraram a viatura do lugar onde tudo aconteceu e depois picharam o carro com as inscrições de uma facção criminosa que já atuou na região.

A Polícia Federal investiga se essa inscrição foi feita para atrapalhar as investigações.

Operação na Favela do Rola

Na manhã desta sexta-feira (14), policiais militares do batalhão de Santa Cruz fizeram uma operação na favela. Até as 12h45 desta sexta, não havia prisões e nem apreensões.

O Sindicato dos Policiais Federais do Rio Janeiro divulgou uma nota, cobrando uma ação rigorosa da Polícia Federal para solucionar o crime.

A Polícia Federal lamentou a morte do agente e disse que ele trabalhava há 20 anos na Superintendência Regional do Rio.

O corpo de Ronald Heeren vai ser enterrado no sábado (15), no Cemitério São Francisco Xavier, em Niterói.

Lista de criminosos mais procurados

No final de janeiro, o Ministério da Justiça divulgou a lista de criminosos mais procurados do Brasil. Na lista, estão os milicianos Ecko e Tandera e um traficante conhecido como Playboy.

Segundo a polícia, desde 2017, Ecko controla a maior milícia do Estado do Rio de Janeiro. Ele assumiu a chefia da organização criminosa desde a morte de seu irmão Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos Três Pontes.

O grupo paramilitar comandado por Ecko domina regiões da Zona Oeste do Rio e regiões da Baixada Fluminense, extorquindo de comerciantes e de moradores. Em 2018, ele fugiu de uma operação policial, que prendeu 142 pessoas ligadas à milícia e apreendeu sete menores suspeitos de integrar o grupo criminoso.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!