Encontro do Conseg aconteceu na noite de quarta-feira, 04, na sala de reuniões da Delegacia Seccional de Andradina. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência

Conseg se reúne para dar posse à nova diretoria

ANDRADINA – O Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, se reuniu na noite de quarta-feira, 04, nas dependências da Delegacia Seccional de Andradina para dar posse à sua nova diretoria, além de discutir e planejar estratégias de atuação para o novo mandato. Além da posse propriamente dita, um dos assuntos em pauta foi o ressurgimento da guerra de gangues de jovens de bairros da cidade de Andradina que já resultou em uma morte e outras tentativas de homicídio.    

Encontro do Conseg aconteceu na noite de quarta-feira, 04, na sala de reuniões da Delegacia Seccional de Andradina. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência

Encontro do Conseg aconteceu na noite de quarta-feira, 04, na sala de reuniões da Delegacia Seccional de Andradina. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência

Foi unânime entre os presentes que é necessário fazer algo a mais do que já vem sendo feito, como os patrulhamentos preventivos em bairros em que a violência é mais acentuada, como os bairros Pereira Jordão e Vila Mineira, além de Benfica e Jardim Europa, que, segundo o apurado pela reportagem, atuam em parcerias os dois primeiros bairros contra os outros dois e vice/versa. 

POSSE DA DIRETORIA

Presidente: Adilson Humberto Oliveira; Vice-Presidente: Pastor J. Santos; 1ª Secretaria: Simone Lilian da Silva Donegati; 2° Secretario: Dr. Nei Fernando Vital Pinto; Diretor de Assuntos Sociais e Comunitários: Wesley Ricardo dos Santos.

Membros institucionais públicos: Representando a 53° Ciretran: Antônio Carlos São João Junior; Representando o 20° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros: Sub Tenente PM Feitoza; representando o Banco do Brasil: Rogerio Di Carli Marques da Silva e Evandro Carlos Ferreira.

Membros efetivos: Celia Lopes Candido da Silva; Rafael Augusto de Souza e Cínthia Stachissini, além dos membros já cadastrados.

Membros natos: Pela Policia Militar o Capitão PM Valdomiro Garcia Rafael Junior e pela Policia Civil o Dr. Raoni Manoel Spetic da Selva.

Ficou decidido que dia 19 próximo alguns membros do Conseg, na disponibilidade de tempo de cada integrante, estarão visitando as instituições financeiras para um trabalho de conscientização da Lei de obrigatoriedade da instalação das câmeras externas. Com eles instaladas, muitos crimes poderão vir a ser rapidamente elucidado, já que a Polícia Militar poderá ter acesso rápido e poderá agir para prender algum envolvido. Também será de grande utilidade para a Polícia Civil, já que facilitará a investigação de crimes cometidos.

O que é um CONSEG?

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela Filosofia de Polícia Comunitária.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria da Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quais os objetivos dos CONSEGs?

  • Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
  • A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
  • Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
  • Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.
MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!