Fotos: Defesa Civil de Andradina/Divulgação

Fogo destrói pastagens por dois dias ao redor do Friboi

ANDRADINA – Por dois dias seguidos, homens do Corpo de Bombeiros de Andradina, auxiliado por colaboradores do frigorífico local, além de caminhões pipas e homens das usinas Raizén, Ypê, Viralcool, Defesa Civil de Andradina, lutaram para combater as chamas na vegetação que circunda aquela indústria frigorífica. Com muito trabalho, as chamas foram extintas na tarde de quinta-feira, 25.

Não se sabe a origem do fogo, mas nesses dois dias foram muitas horas de combate ao fogo e, devido o período seco, as chamas se alastraram por uma grande extensão de terra, a exemplo do que aconteceu no mesmo período de estiagem do ano passado, quando o fogo chegou muito próximo dos prédios do frigorífico.

Como há próximo dali uma pequena mata ciliar e muito pasto, as chamas podem ter começado longe e se alastrado rapidamente para próximo do frigorífico, provocando muita fumaça e medo aos funcionários, cujo período de saída de turno até coincidiu com o maior volume do fogo. Por sorte ninguém sofreu nenhuma consequência e nem inalou a fumaça.

PREVENÇÃO

Sabendo que a prevenção é a medida mais eficaz contra as queimadas vale salientar a importância das campanhas massivas e continuadas de educação ambiental, de âmbito federal, estadual e municipal, envolvendo todos os agentes e atores.

Os aceiros também são medidas simples e de alta eficiência. Eles também devem ser feitos no final do período chuvoso, quando as operações de limpeza da área são mais fáceis.

Normalmente é realizada a eliminação da vegetação de uma faixa marginal da área a ser protegida (canavial, pastagem, floresta ou reservas), que pode ser feita através de capina, aração, gradagem e roçagem, desde que a massa seca ou palhada seja eliminada.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!