'Maníaco da Lanterna' é julgado por morte de mulher (Foto: Arquivo / TVCA).

Conhecido como ‘Maníaco da Lanterna’, serial killer é condenado a 62 anos pela morte de duas mulheres em MT

Cláudio de Souza foi condenado pelos assassinatos de Geyle Cristina da Silva Vieira, em 2004, e de Maria Célia da Silva Santos, em 2005.

ALTA FLORESTA/MT – A Justiça condenou o serial killer Cláudio de Souza, conhecido como “Maníaco da lanterna”, a mais de 62 anos de prisão pelos assassinatos de Geyle Cristina da Silva Vieira, em 2004, e de Maria Célia da Silva Santos, em 2005, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.

'Maníaco da Lanterna' é julgado por morte de mulher (Foto: Arquivo / TVCA).

‘Maníaco da Lanterna’ é julgado por morte de mulher (Foto: Arquivo / TVCA).

Ele foi julgado pela morte de Maria Célia na terça-feira (12) e, pelo crime, foi condenado à 30 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio duplamente qualificado.

Já o júri pela morte de Geyle Cristina foi realizado no dia 25 de maio. O Tribunal do Júri o condenou à pena de 32 anos e 6 meses de reclusão, em regime fechado, por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Os crimes eram cometidos no mesmo ‘modus operandi’. Ele usava uma lanterna e uma espingada para abordar casais de namorados. Em alguns casos, a mulher ainda foi vítima de estupro.

Na decisão diz que a conduta do réu é desequilibrada, “voltada para a prática criminosa e violenta com crime de sangue, pois praticou nove crimes de homicídio com condenação e há mais tantos outros que serão julgados em breve”.

“Os motivos do crime são vis, pois o delito deu-se de forma pérfida e calculista, pois, após obrigar a vítima a acompanhá-lo até o local do crime, executou a vítima, irado e imbuído do sentimento de vingança ceifou a vida de uma jovem com 15 anos à época dos fatos”, diz a decisão sobre o assassinato de Geyle Cristina.

Para a promotora de Justiça que atuou no caso, Carina Sfredo Dalmolin, “trata-se de um criminoso em série, que não costuma parar até que seja capturado ou morto, que aprende com a experiência e costuma se tornar cada vez melhor no que faz, aperfeiçoando constantemente o seu cenário a cada crime cometido”.

Na sentença, o juiz afirma que ele é um “criminoso contumaz, que disseminou o terror, o medo, o ódio, o pavor em seus habitantes até que fosse preso, e, após fuga, continuou a cometar tantos outros delitos.

Cláudio de Souza foi preso pela primeira vez em abril de 2002 e, à época, confessou à polícia a autoria de nove mortes e duas tentativas de homicídio, crimes pelos quais ele já foi condenado a mais de 120 anos de prisão.

Depois de oito meses preso, ele fugiu da Cadeia Pública de Alta Floresta, junto com mais nove detentos, e continuou na cidade fazendo novas vítimas, entre elas Geyle e Maria Célia.

Em 2007, o programa “Linha Direta” exibiu uma reportagem sobre o caso e ele foi recapturado em abril de 2008. Desde então, cumpre pena no Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem) em Sinop, a 513 km de Cuiabá.

Origem do nome

Cláudio andava armado. Se escondia pelo mato e usava uma lanterna para iluminar a escuridão. Como ninguém sabia a identidade do criminoso, ele ficou conhecido como o “Maníaco da Lanterna”. Ele aproveitava da distração dos casais para atacar. Ele atirava primeiro nos homens e depois nas mulheres. O maníaco era andarilho e vivia pelo mato sempre carregando várias sacolas plásticas presas a uma bicicleta.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!