Viaturas da PM na frente da Santa Casa para obter dados sobre a criança que morreu em escola. Foto: Regionalpress

Criança de 7 meses morre em escola particular de Araçatuba

ARAÇATUBA – Uma bebê de apenas 7 meses e 2 dias morreu na segunda-feira (19), em uma escola infantil localizada no bairro Nova Iorque, em Araçatuba.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a pequena Lívia Ribeiro Reis foi encontrada desacordada e em parada cardiorrespiratória por funcionários do local minutos depois de ter sido amamentada.

Viaturas da PM na frente da Santa Casa para obter dados sobre a criança que morreu em escola. Foto: Regionalpress

Viaturas da PM na frente da Santa Casa para obter dados sobre a criança que morreu em escola. Foto: Regionalpress

Uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar socorro a vítima, porém ela deu entrada na Santa Casa sem vida.

A Polícia Militar foi acionada a comparecer no local e neste momento está na escola preservando o local para os trabalhos da perícia.

Outra morte de bebê em Araçatuba

Na terça-feira passada (13), um bebê de 3 meses e meio morreu após a amamentação em Araçatuba.

O incidente ocorreu no bairro Aeroporto. A mãe da criança, de 39 anos, amamentou o filho por volta das 7h e o deixou no berço, no quarto.

Cerca de uma hora depois, ela foi verificar como o filho estava e o encontrou desacordado e com a cor da pele arroxeada.

Desesperada, a mãe pediu auxílio para um vizinho e levou pequeno Willian Henrique Spinola Santos até o pronto socorro, mas a criança já havia morrido. Uma das hipóteses é que o bebê tenha engasgado.

Cuidados ao amamentar

A amamentação, seja no peito ou na mamadeira, é um dos momentos de maior intimidade da mãe com o bebê. E também um dos mais importantes.

O ato requer cuidados da mãe, do pai ou do cuidador, para que a criança receba o alimento sem perigos que possam acarretar morte acidental por engasgo ou asfixia, por exemplo.

Segundo especialistas, as crianças podem ter engasgo ou refluxo durante ou após a mamada. Embora não seja comum, o problema pode levar à morte, caso a criança não seja socorrida.

Para evitar surpresas, profissionais orientam que a criança nunca deve mamar em posição totalmente horizontal, mas levemente inclinada, com as pernas mais baixas que o restante do corpo. Bebês que mamam no peito costumam ingerir o leite muito rápido, o que pode causar engasgo.

A mãe deve parar a amamentação, segurar a criança em pé, deixá-la se acalmar e depois continuar.

Crianças que sofrem de refluxo devem receber ainda mais atenção, porque podem apresentar o problema enquanto mamam e engasgar com o leite. Uma das recomendações médicas é acompanhar o bebê durante todo o ato da amamentação.

Outras dicas são:

– Crianças com problemas anatômicos na face ou neurológicos, com histórico de engasgos, devem ser levadas ao médico. Ele orientará a amamentação.

– Após a amamentação, segure a criança em pé por 15 a 30 minutos, até ela arrotar. Não é necessário dar tapinhas leves nas costas.

– Se ela não arrotar, tome os seguintes cuidados ao deitá-la: se a criança não tem refluxo, deite-a de barriga para cima. Se tem refluxo, acomode-a de lado, com o lado esquerdo para baixo e incline o berço em cerca de 30 graus.

– Se a criança tiver dificuldade para respirar ou começar a ficar roxa, leve-a imediatamente ao hospital.

– Se a criança engasgar, segure-a na posição vertical e imediatamente vire-a de cabeça para baixo ou de lado, no colo. Mantenha a cabeça mais baixa que o resto do corpo.

– O bebê deve mamar sempre em posição inclinada, nunca deitado totalmente na horizontal. A dica vale para os que mamam no peito ou na mamadeira, e mesmo os recém-nascidos.

– Se a criança estiver resfriada ou gripada, com o nariz obstruído, faça limpeza nasal com soro fisiológico (em gotas ou spray) antes da amamentação.

Regionalpress

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!