preso_morte1

Detento ingere mais de 40 invólucros, passa mal e morre

Detento engoliu invólucros durante revista em cela. Foi socorrido, mas morreu.

JUNQUEIRÓPOLIS – Um detento da Penitenciária de Junqueirópolis, morreu no começo deste mês após ingerir 43 invólucros durante revistas nas celas da unidade em celas em um dos raios da unidade . Ele chegou a ser socorrido ao Pronto Socorro (PS) e depois para a Santa Casa local, mas não resistiu.

preso_morte1A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil de Junqueirópolis e conforme informações da Delegacia, o detento começou a passar mal após a revista na cela. O inquérito sobre o caso será instaurado assim que o Instituto Médico Legal (IML) concluir o laudo apontando a causa da morte do detento.

O prazo de conclusão do laudo do IML, conforme a Polícia Civil, é de aproximadamente 40 dias e nas dezenas de invólucros haviam produtos com características tóxicas e peças de celulares.

Resposta da SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), enviou ontem (11), nota à Redação do Jornal Regional de Dracena, informando que no dia 02/05 (terça-feira) um preso da Penitenciária de Junqueirópolis passou mal, foi encaminhado ao setor de enfermaria e posteriormente a Santa Casa da cidade, onde faleceu.

Foi informada a autoridade judicial e a polícia da região, que elaborou o Boletim de Ocorrências. O detento que faleceu foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Dracena, onde foram retirados 43 invólucros com características de substância tóxica.

Os detentos que estavam na mesma cela que o preso foram encaminhados para o pavilhão disciplinar e estão em isolamento preventivo. Foi instaurado Procedimento Apuratório Preliminar e Disciplinar para averiguação do ocorrido.

A unidade não recebeu informação detalhada sobre o conteúdo dos invólucros.

A causa da morte na Certidão de Óbito está a ser determinada como: “No aguardo de exames complementares”.

Superlotação

De acordo com o site da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a capacidade da Penitenciária de Junqueirópolis é para 873 presos, mas até a última terça-feira, 9, a população carcerária era de 1.988 presos, mas de mil além da capacidade. A direção do presídio informou que o fato está sendo apurado.

Outro caso

No dia 20 de dezembro de 2016, outro caso semelhante foi registrado no presídio de Junqueirópolis. Um detento foi operado na Santa Casa de Dracena, para retirada de 131 invólucros que estavam no estômago dele.

Entre os objetos, embalados em plástico, havia sete porções de drogas, dez componentes eletrônicos de telefone celular e ainda 114 produtos que seriam identificados pela Polícia na época.

O preso começou a passar mal à tarde no presídio e foi levado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Junqueirópolis, mas devido ao quadro de saúde foi encaminhado para o PAM de Dracena e em seguida ao centro cirúrgico da Santa Casa local para a retirada dos materiais. A droga totalizou 39,48 gramas de maconha e após os procedimentos médicos, retornou para o presídio.

 

Portal Regional

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!