saude_castilho2_1

CIS celebra dia mundial do Autismo com palestra

CASTILHO – “O diagnostico precoce é muito importante, porque quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor é o desenvolvimento da criança”. Foi com base nessa frase que o médico Marcos Antônio Gulla Marques palestrou para um grupo de mães e professores em celebração ao dia do Autismo. Mundialmente a data é celebrada em 2 de abril, mas como este ano caiu num domingo, a Secretaria Municipal de Saúde programou o evento para dia 04 de abril no CIS (Centro Integrado de Saúde).

Formado em pediatria, psiquiatria com especialidade em psiquiatria infantil e TEA (Transtorno do Espectro Autista), dr. Marcos Gulla comandou as ações que teve como pauta a importância de um diagnóstico precoce. Segundo ele, toda criança até mesmo as da creche deveriam ser avaliadas por fonoaudióloga e por psicopedagogo aos 6 , 12, 18 e 24 meses. Para ele é de suma importância que professores tanto de rede pública quanto privada, realizem cursos para facilitar o diagnóstico.

Á palestra contou com a presença de mães, cidadãos, professores da rede municipal de ensino, além de agentes de saúde.

“Para nós que estamos ligadas direta e indiretamente com a população a palestra é ótima para ajudar a família em um diagnostico rápido. Principalmente aqueles crianças com menos de três anos de idade que ainda não frequentam escola ou creche, pois segundo o Dr. Marcos na escola é bem mais fácil de se perceber os sintomas. Então, de uma maneira geral é excelente” ressaltou a agente de saúde EACS, Beatriz Correia da Silva Moreira.

PSICÓLOGO

No último domingo a prefeita a prefeita Fátima Nascimento havia anunciado a contratação de mais uma psicóloga para atuar junto as Secretarias de Educação e Saúde. “Esta contratação é pensando nas crianças com diagnóstico ou identificação do Autismo e essa profissional vai auxiliar no tratamento e identificação destas crianças”, falou a prefeita na ocasião.

Assessoria de Imprensa

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!