queimadas1

Com tempo seco, Prefeitura intensifica fiscalização de queimadas urbanas

ANDRADINA – A escassez de chuvas trouxe o sinal de alerta para as equipes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar de Andradina/SP. Estando estação mais seca do ano, a Prefeitura a secretaria intensificou a fiscalização das queimadas urbanas.

 “O tempo mais seco resultado em diversas consequências para a população e os animais, como ar seco, diminuição de água disponível no solo, aumento da poluição e o aumento no número de focos de incêndio”, explicou a Secretária da Pasta, Leila Rodrigues, que lamenta que as queimadas infelizmente existem o ano todo.

queimadas1Segundo Leila precauções devem ser tomadas principalmente nessa época do ano, quando os focos aumentam em muito.

As ocorrências mais comuns são a queima de lixo, de restos de poda e capina, queimada para limpeza de terrenos. “Quando elas acontecem em pastagens ou loteamentos toda a atenção é necessária e contamos com a importante ajuda das usinas de álcool da região que emprestam seus caminhões pipa para combate aos incêndios”, anunciou.

Danos

Além dos problemas relacionados à saúde, as queimadas ocasionam o desequilíbrio ambiental, com a morte da fauna e flora.

Dentro da área urbana elas ocasionam calor e poluição do ar pela geração de fumaça e liberação de gases que afetam a saúde da população, agravando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos, sem contar nos acidentes nas estradas e vias públicas municipais.

A orientação da Secretaria é que os munícipes não utilizem fogo para limpar terrenos e se livrar de objetos indesejáveis. O grande vilão na área urbana é limpeza de terrenos de forma inadequada ou com a utilização de fogo. O proprietário do terreno deve realizar a capina preferencialmente mecânica ou manual. O material resultante não deve ser deixado no local pois, seco, é ainda mais inflamável. Sendo assim, é necessária a limpeza completa do terreno, como forma de prevenir a queima criminosa.

Em caso de focos de incêndio, denuncie:

-Secretaria de Meio Ambiente – 18-3722 6043 / 37225505

-Polícia Militar – 190

– Corpo de Bombeiros – 193

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!