A vacinação é para grupo prioritário: crianças, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. Foto: Secom/Prefeitura

Governo de Andradina inicia campanha de vacinação contra gripe Influenza dia 10

ANDRADINA – O Governo de Andradina através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública em parceria com o Ministério da Saúde informa que terá início nesta quarta-feira (10), a campanha Nacional de vacinação contra Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A vacinação é para grupo prioritário: crianças, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. Foto: Secom/Prefeitura

A vacinação é para grupo prioritário: crianças, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. Foto: Secom/Prefeitura

As doses estarão disponíveis para o primeiro grupo prioritário entre os dias 10 a 19 nas unidades de saúde das 8h às 19h e corresponde às crianças, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, ocasião em que poderão atualizar a caderneta de vacinação com as demais ofertadas no calendário nacional.

Após a primeira fase de imunização, os trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes sob medidas educativas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também são classificados como grupo prioritários, e recebem a dose da vacina a partir do dia 22.

A escolha do grupo e a ordem de imunização seguem às determinações e recomendações das Organizações Mundiais da Saúde (OMS).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Dia D, previsto para acontecer no dia 4 de maio, destinado a todos do grupo prioritário. A mobilização será feita nos postos fixos e volantes, e todos estão liberados para receber a dose da vacina.

De acordo com o Secretário de Saúde e Higiene Pública, Marcelo Gimenez, a campanha, que esse ano começou um pouco mais cedo, tem como meta a imunização de 90% dos munícipes.

“A campanha tem como objetivo ultrapassar as metas estabelecidas pelo Ministério, atingindo todos os grupos prioritários, garantindo a população o acesso à vacina reduzindo o número de hospitalizações e ocorrências de mortes por decorrência do vírus”, esclareceu o secretário que ainda citou que é extremamente importante acompanhar as campanhas para manter a saúde em dia.

A vacina é tríplice viral, e garante a proteção contra dois tipos da Influenza A e um tipo da Influenza B. Segundo o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. “É fundamental para uma boa qualidade de vida, estar atento a caderneta de vacinação mantendo-a sempre atualizada”, concluiu o secretário de Saúde.

Sintomas – Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarréia, vômito, fadiga e rouquidão. Os sintomas variam de acordo com cada paciente e a imunidade para o vírus.

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.

Serviço

Locais

UAS Leste – (Unidade de Assistência à Saúde Leste) “Dr. Mário Roberto de Lima Marinho” – Rua Presidente Dutra, n° 387, esquina com Padre Anchieta – Santa Cecília.

UAS Norte – (Unidade de Assistência à Saúde Norte) – Rua Itar Takatsu, 115 – Jardim das Tulipas.

UBS – Centro de Saúde I – Centro de Saúde I “Dr. Eduardo Ramalho”- Rua Paes Leme, 145, esquina com Goiás – Centro.

CAMO do Bairro Vila Mineira “Dr. Nelson Rodrigues Martinho” – Rua Iguaçu, 1955 – Bairro Vila Mineira.

CAMO do Benfica “Dr. Eduardo Francisquini Char” – Rua Monsenhor Victor Assuit, 2004 – Bairro Benfica.

Qualis Rural – No período de 22 a 26 de abril nos postos volantes dos assentamentos que serão divulgados na semana anterior com locais e datas.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!