Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. foto: Divulgação

Relator Gebran Neto revoga libertação de Lula

CURUTIBA/PR – Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF4, acaba de derrubar a liminar de Rogério Favreto para libertar Lula neste domingo (08).

Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. foto: Divulgação

Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. foto: Divulgação

Mais cedo, o desembargador Rogério Favreto havia concedido liminar em um habeas corpus impetrado pelos deputados Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT. COm isso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia ser solto a qualquer momento.

No entanto, o juiz Sergio Moro, da 13 ª Vara Federal de Curitiba (PR), determinou a suspensão da soltura do ex-presidente Lula , expedida pelo desembargador Rogério Favreto, do TRF-4.

De acordo com ele, o desembargador não tem competência para monocraticamente questionar decisão de instância superior.

Após decisão de Moro, desembargador Favreto deu novo despacho para soltar Lula com base em novo recurso em que a defes alega “entraves e retardo”.

Agora, em nova determinação, o presidente do TRF-4 decidiu por revogar a libertação  de Lula que havia sido determinada pelo desembargador.

Quem é Rogério Favreto, o desembargador que mandou soltar Lula

liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi divulgada neste domingo (8), após decisão do desembargador federal Rogério Favreto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Rogério Favreto, o desembargador do TRF4, que mandou soltar Lula. Foto: DIVULGAÇÃO

Rogério Favreto, o desembargador do TRF4, que mandou soltar Lula. Foto: DIVULGAÇÃO

O advogado  entrou para a corte em 2011, após ser nomeado ao cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Favreto nasceu em 1966, na cidade gaúcha de Tapejara. Formou-se em Direito pela Universidade de Passo Fundo e fez mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica.

Entre abril de 2007 e junho de 2010, exerceu o cargo de secretário nacional da Reforma do Judiciário, no Ministério da Justiça.

O magistrado se filiou ao PT em dezembro de 1991. Questionado pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’, Favreto diz que deixou o partido em 2010, antes de virar juiz.

A mãe do desembargador e uma das irmãs dele também foram filiadas à legenda.

 

 

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!