Centro de Recuperação Penitenciário Pará III, no Complexo Prisional de Santa Izabel. (Foto: Oswaldo Forte/O Liberal)

Sobe para 22 o número de mortos na tentativa de fuga na Grande Belém

Susipe divulgou que um detento internado morreu na noite de quarta, 11.

PARÁ – A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou nesta quinta-feira (12) que aumentou para 22 o número de mortos na tentativa de resgate a presos com apoio externo no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III, localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Um detento que estava internado na UPA de Castanhal morreu na noite de quarta (11).

Centro de Recuperação Penitenciário Pará III, no Complexo Prisional de Santa Izabel. (Foto: Oswaldo Forte/O Liberal)

Centro de Recuperação Penitenciário Pará III, no Complexo Prisional de Santa Izabel. (Foto: Oswaldo Forte/O Liberal)

Segundo a Susipe, outros três presos continuam internados apresentam quadro estável.

De acordo com o último boletim médico divulgado, nesta quinta (12), quatro agentes penitenciários ainda continuam internados e estão com estado de saúde considerado estável.

A Susipe informou também que, dos 22 mortos confirmados, 16 corpos já foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) e liberados para as famílias.

Entre os corpos identificados está Bruno Marcos de Oliveira, suspeito de executar o prefeito de Tucuruí, Jones William.

Até então, a recontagem de detentos ainda não foi finalizada e nenhuma fuga foi confirmada.

Troca de tiros

Segundo a Segup, um grupo fortemente armado tentou invadir a prisão por volta das 13h para dar apoio à fuga dos presos. Foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C na tentativa de resgate. Além disso, detentos também tinham armas dentro do presídio, segundo a secretaria.

Segundo a Segup, após o uso de explosivos no Pavilhão C houve “intensa troca de tiros” entre agentes do batalhão penitenciário, parte dos presos que tentavam fugir e o grupo que tentou invadir o presídio.

Casos recentes

Em janeiro deste ano, houve outra tentativa de fuga no mesmo centro de recuperação, durante o banho de sol. Ninguém conseguiu fugir, mas houve um tiroteio entre um grupo armado e policiais.

Em novembro de 2017, outro caso semelhante ocorreu no local: 14 presos conseguiram fugir com o apoio de um grupo de criminosos que chegou à unidade prisional por uma área de mata próxima. Também houve troca de tiros.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!