residuo_solido1

Governo de Andradina e Ciensp discutem Resíduos Sólidos com Secretaria Estadual do Meio Ambiente

ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue participou, na tarde desta terça-feira (27), do “Ambiente Móvel Exposição Fauna Urbana”, evento promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA) realizado no teatro da Universidade Paulista (Unip), em Araçatuba.

Tamiko esteve acompanhada dos prefeitos de Murutinga da Sul e Presidente do Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), Gilson Pimentel, de Guaraçaí, Nelson Tanaka e de Guararapes, Tarek Darghan e de Araçatuba, Dilador Borges.

O evento que contou com a palestra do secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, tinha por objetivo promover o encontro e aproximação junto às entidades técnicas ligadas à SMA para discutir, sanar e auxiliar as pendências ambientais da região e ainda propiciou uma capacitação dos profissionais presentes.

Maurício destacou durante conferência que os gestores devem compreender a real necessidade que cada município possui em disponibilizar recursos para resolver questões do lixo urbano.

“Quem se prepara para esse processo anda à frente, é preciso unir forças através de parcerias. As questões sobre resíduos sólidos são fundamentais e devem ser sanadas o quanto antes”, explicou o secretario.

Na oportunidade, o Ciensp de qual Andradina faz parte, formalizou a entrega do Plano de Resíduos Sólidos, que contém o estudo de instalação de um aterro que envolva os 17 municípios do consórcio.

O Governo de Andradina vem se aprofundando em alternativas na área ambiental que proporcione à população e ao ecossistema garantias sustentáveis através de ações e políticas públicas que possam ser resolvidas em conjunto.

“Este evento auxilia para que as exigências vigentes sejam cumpridas, dando uma orientação para que possamos encontrar soluções para o melhor aproveitamento e destinação do lixo”, afirmou Tamiko se referindo ao trabalho conjunto dos municípios no Consórcio e que Andradina tenta manter a atual qualidade do serviço prestado nesta área.

Participaram ainda o secretario de Meio Ambiente do município de Andradina, Cláudio Gotardo Filho e o técnico do Meio Ambiente, Adriano Denuncio de Sá.

“Os gestores precisam estar preparados para disponibilizar recursos para a área de resíduos sólidos. São novas tecnologias e soluções para aterros para

que haja um equilíbrio cada vez mais sustentável entre os recursos utilizados pela população e o meio ambiente”, comentou Gotardo.

Participaram do evento a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF), Instituto Geológico (IG), Zoológico (Zoo), Instituto de Botânica (Ibt), Programa Município VerdeAzul (PMVA) e a Polícia Ambiental que disponibilizaram especialistas para atender a comunidade. As instituições fazem parte dos órgãos que integram o Sistema Ambiental Paulista.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!