vertin_alerio (4)

Tragédia em Andradina – Acidente de trabalho mata dois e um sai ileso

Trio montava painel publicitário, quando este tocou na fiação de alta tensão, provocando descarga elétrica de 13.800 volts. Um caiu da escada e o outro morreu no telhado.

ANDRADINA – O publicitário Everton Inácio Batista, o “Vertin”, de 37 anos, residente na Av. Barão do Rio Branco, centro e o pintor Valério Gonçalves Lopes, 39, morador na rua 14 da cohab Gasparelli, morreram no final a tarde desta sexta-feira (02), em acidente de trabalho quando o painel publicitário que estavam afixando no prédio da Brunelli Ferramentas e Ferragens, localizada no cruzamento das ruas Jesus Trujillo com José Augusto de Carvalho, centro, encostou no fio de alta tensão, matando-os praticamente instantaneamente. O serralheiro Everaldo Richart Martins, de 52 anos, da rua 15, também no Gasparelli, saiu ileso do acidente, mas muito abalado emocionalmente. Os corpos de “Wertin” e Valério serão sepultados neste sábado (03), no cemitério São Sebastião, em horário a ser confirmado.

A fatalidade aconteceu pouco depois das 18h, quando os três manejavam um painel publicitário de aproximadamente 10 metros de cumprimento para ser colocado na fachada da Brunello Ferragens. A princípio, o painel foi alçado até o telhado sem problemas. Vertin e Everaldo trabalham juntos a um certo tempo, já que o segundo prestava serviço de serralheiro regularmente para a empresa VC Publicidade, localizada na Av. Barão do Rio Branco, próximo do cruzamento com a rua Homero Rodrigues Silva, também conhecida por rua Guararapes, centro. Valério havia sido chamado no período da tarde, já que o painel era muito grande para duas pessoas somente.

Em certo momento, quando eles tentavam ajustar o painel ao tamanho da fachada a ser coberta, o objeto tocou no fio de alta tensão liberando uma descarga de aproximadamente  volts.

O serralheiro estava mais perto da rede energizada e praticamente não sofreu nenhum ferimento. Já Valério estava em uma escada e ajudava a sustentar a placa. Com a descarga elétrica, ele caiou para trás, caindo de uma altura de aproximadamente 10 metros, batendo com a cabeça na calçada. A pancada foi tão forte que literalmente explodiu a cabeça do pintor, causando-lhe morte instantânea.

Já “Vertin” estava na outra ponta do painel e recebeu toda a descarga elétrica. Segundo o serralheiro, isso provocou fogo na ponta de seus sapatos. O serralheiro puxou o painel dele e foi em seu socorro, fazendo os primeiros movimentos de massagem cardíaca, até a chegada do socorro especializado. Ele disse que o amigo morreu praticamente no telhado da loja de ferragens e material elétrico.

O serralheiro disse no plantão policial, para onde foi levado pela polícia militar após ser medicado no pronto socorro municipal, devido seu estado emocional ter ficado bastante abalado, que ainda olhou para baixo após Valério cair e ao constatar que estava morto, procurou ajudar “Vertin”, mas seus esforços não surtiram efeito. “Ele deu o último suspiro praticamente nos meus braços”, disse Everaldo, o serralheiro.

Várias equipes da Polícia Militar foram para o local para isolar a área, já que era final de expediente e começaram a chegar muitas pessoas na medida que a noticia ia se espalhando. Polícias civis e da perícia técnico/ científica foram coletar mais informações e fotos para emissão de posterior laudo sobre as causas do acidente. Homens da concessionária de energia também estiveram no local providenciando o desligamento da rede elétrica para que os bombeiros pudessem retirar o grande painel do telhado da empresa.

PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Ao que tudo indica, nenhum dos três envolvidos no episódio, tanto os dois que morreram, como o serralheiro que saiu ileso, não utilizavam EPI – Equipamentos de Proteção Individual, como roupas especiais, luvas, botas e cintos de segurança. Tudo isso será objeto de investigação por parte da Polícia Civil para apurar possíveis responsabilidades.

FUTEBOLISTA

“Vertin” era muito conhecido na cidade de Andradina, primeiro por participar ativamente de muitos campeonatos promovidos no município e na região. Recentemente participou do Bate Coração e também era salaozista de primeira, a exemplo de seu tio “Fritz”, já falecido. Ele vinha crescendo muito na profissão que vinha exercendo com muito profissionalismo, ao lado da esposa, que já trabalhou por vários anos em uma empresa de publicidade da cidade.

Menos conhecido, porém, frequentador de campos de futebol da cidade, Valério se envolveu em um episódio o ano passado que quase acabou vitimando-o, quando estava fazendo um serviço de pintura em um imóvel localizado na rua 13 de Maio, próximo do PAM (pronto socorro municipal), e dois adolescentes apareceram e um deles armado, atirou várias vezes no auxiliar de pintura Feifareck. A ação criminosa foi flagrada por circuito de segurança da residência que ele estava trabalhando e foi amplamente divulgada em redes sociais, principalmente em Whats App. Ele não tinha nada a ver com o episódio, que era ligado a briga de jovens de bairro. Os dois  menores acusados do crime foram apreendidos.  

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!