APAE e “Mães Azuis” promovem passeata para informação sobre autismo

Atividade fez parte do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado dia 02 de abril

ANDRADINA – No último domingo, 02 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Diante do crescente aumento no número de diagnósticos tem sido realizado um continuo trabalho de informação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Tanto que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Andradina realizou na manhã da última sexta-feira, 31 de março, em sua sede, palestra abordando o assunto.

O evento contou com a presença de profissionais da instituição de ensino, colaboradores e pais de alunos; e abordou temas sobre tratamento, igualdade, e cuidados com a criança/jovem autista e as famílias. Além disso, o ponto principal da palestra foi o anúncio de que a APAE está contratando profissionais especializados no assunto para o atendimento e estimulo dos alunos atendidos.

SOBRE O TEA

Para quem não sabe o TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão. Algumas pessoas podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.

É muito importante ressaltar que o autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.

Ojornaldaregiao

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!