Macacos foram encontrados na zona rural de Aparecida do Taboado. (Foto: Ilustração/ Divulgação).

Macacos morrem na região de Três Lagoas; suspeita é de febre amarela

No estado de São Paulo, até o momento, houve 3 mortes confirmadas pela doença. Em Minas Gerais, que enfrenta um surto do vírus, o número de óbitos chega a 32

APARECIDA DO TABOADO/MS – Quatro macacos encontrados mortos em Aparecida do Taboado (MS), a 129 km de Três Lagoas (MS), levantaram suspeitas de febre amarela na região. O Perfil News se inteirou sobre os casos nesta terça-feira (24). No estado de São Paulo, até o momento, houve 3 mortes de pessoas confirmadas pela doença. Em Minas Gerais, que enfrenta um surto do vírus, o número de óbitos chega a 32.

Macacos foram encontrados na zona rural de Aparecida do Taboado. (Foto: Ilustração/ Divulgação).

Macacos foram encontrados na zona rural de Aparecida do Taboado. (Foto: Ilustração/ Divulgação).

Eugênia Paiva, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado concedeu entrevista ao Perfil News. Por telefone, ela contou que a morte dos quatro animais aconteceu em áreas rurais do município.

PRIMEIRO CASO

De acordo com a enfermeira, há aproximadamente 15 dias, a dona de uma fazenda encontrou três macacos em estado de decomposição em sua propriedade rural. A mulher enterrou os animais e só comunicou o fato à Vigilância na semana passada.

‘’A fazendeira nos avisou do ocorrido depois de saber pela imprensa sobre o surto da febre amarela em Minas Gerais, e que os macacos também podem ser vítimas do mosquito que transmite a doença’’, contou Eugênia, esclarecendo que o animal não transmite o vírus.

A enfermeira explicou que não foi possível coletar material genético dos macacos pelo fato de eles estarem em decomposição e enterrados. Segundo ela, a amostra deve ser recolhida no período de até 24 horas após o óbito do animal.

SEGUNDO CASO

Na última sexta-feira (20), conforme a enfermeira, um quarto macaco foi achado morto e com o corpo já apodrecido em uma mata de Aparecida do Taboado. O morador que encontrou o animal fez contato com a Secretaria de Saúde.

Eugênia disse à reportagem que funcionários do Centro Controle de Vetores do município chegaram até o macaco. Novamente, o exame para a confirmação ou não da doença não pôde ser realizado, pois o animal também estava decomposto.

MEDIDAS

A enfermeira antecipou ao Perfil News que nessa quarta-feira (25) a Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado vai receber estudiosos da febre amarela. De acordo com ela, o grupo pretente vistoriar as matas e capturar macacos para que assim o exame possa ser feito. Os profissionais são de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

ESTADO

O governo de Mato Grosso do Sul informou recentemente que mais de 60 mil vacinas contra a febre amarela estão estocadas para atender os 79 municípios do estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as cidades estão abastecidas com doses.

Em Mato Grosso do Sul, o último caso confirmado da doença aconteceu em 2015. Pessoas que não se imunizaram contra o vírus devem procurar uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

 

Perfilnews

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!