Cabeça de onça-pintada foi encontrada pendurada em árvore — Foto: Divulgação.

Três caçadores são presos suspeitos de matar onça-pintada no Pantanal de MT

Cabeça do animal foi encontrada pendurado em uma árvore. Exames apontaram que a onça estava com uma bala alojada no crânio.

POCONÉ/MT – Três caçadores foram presos suspeitos de matar uma onça-pintada no Pantanal, em Poconé, a 103 km de Cuiabá. A operação integrada foi realizada no último domingo (1°) por uma equipe do Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres do Pantanal.

Cabeça de onça-pintada foi encontrada pendurada em árvore — Foto: Divulgação.

Cabeça de onça-pintada foi encontrada pendurada em árvore — Foto: Divulgação.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que a cabeça do animal foi encontrada pendurada em uma árvore por uma equipe de agentes da secretaria e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que monitorava o bem-estar da fauna na região entre o Pixaim e o Porto Jofre, em Poconé.

O corpo do animal foi encaminhado para exames. Os resultados das radiografias do crânio da onça mostraram a presença de bala estilhaçada, evidenciando o crime de caça, segundo a Sema.

As equipes lamentaram que mesmo diante da tragédia vivida no Pantanal, por causa dos incêndios florestais, outros crimes ambientais estejam sendo cometidos pelos infratores.

As motivações e extensão dos crimes estão sendo investigadas pelo Ibama e pela Polícia Civil.

Segundo a Sema, as equipes seguem monitorando toda a área para garantir o bem-estar da fauna local.

O Posto de Atendimento no Pantanal está em atividade desde o dia 30 de agosto e é um dos instrumentos de resposta aos incêndios florestais e compõe as ações do Centro Integrado Multiagências (Ciman).

A força-tarefa para atendimento aos animais reúne esforços de órgãos do Governo de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas e já distribuiu até o momento mais de 7 milhões de litros de água e 68 toneladas de alimentos em mais de 16 mil pontos estratégicos.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!