Treinamento aconteceu do dia 16 a 18, no Pelotão de Bombeiros de Andradina, e 19 em Tatuí. fotos: CORPO DE BOMBEIROS/Divulgação

20º Grupamento de Bombeiros realiza Treinamento Salvamento Veicular

ANDRADINA – Do dia 16 a 18 de Julho de 2019, no Pelotão de Bombeiros de Andradina, foi realizado o Primeiro Treinamento de Salvamento Veicular da unidade, com a participação de bombeiros de Andradina, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Araçatuba, Birigui e Penápolis. No dia 19 (sexta-feira), o treinamento foi finalizado com deslocamento do efetivo até a fábrica da FORD na cidade de Tatui/SP, com o curso de desencarceramento em veículos pesados.

OBJETIVO

Proporcionar aos participantes os conhecimentos e técnicas necessárias para a realização do resgate em acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens, determinando e implementando as técnicas e táticas para estabelecer o comando, dimensionar a cena, gerenciar os riscos, obter acesso, desencarcerar e extrair as vítimas com rapidez e segurança, utilizando equipamentos e ferramentas específicas. O pronto atendimento, com as técnicas aperfeiçoadas, salvam muito mais vidas.

FASE INICIAL

A 1° fase teve início com aulas teóricas em sala de aula e posteriormente treinamento a parte prática, propriamente dita, sendo empregada sobre estabilização e segurança das vítimas, da tropa envolvida e o ambiente em que tudo acontece, Utilizando com segurança e eficiência as ferramentas específicas para o resgate veicular, executando a manutenção preventiva, as principais operações e a resolução dos principais problemas.

Identificar e gerenciar os principais riscos encontrados na cena de um acidente automobilístico: Tráfego, presença de curiosos, eletricidade, produtos perigosos, vazamento de combustível, incêndio em veículos, posição instável do veículo e riscos do veículo.

Executar as principais técnicas de resgate veicular com segurança e eficiência: estabilizar veículos, quebrar vidros, retirar portas, rebater e retirar tetos, rolar painel e fazer a terceira porta.

FASE FINAL

O treinamento foi finalizado no dia 19 de julho com deslocamento de parte do efetivo em treinamento até a Fabrica da FORD em Tatui/SP, onde foram realizadas manobras de desencarceramento em veículos pesados.

INSTRUTORES

As instruções foram ministradas pelos Capitães PMs Peronor e Walter,  Tenente PM Atílio, SubTenente PM Feitosa, Sargento PM Trevelin, Cabos PMs Galego e Morilo, além do Soldado PM Daniel.

O evento contou ainda com as presenças e apoios do 1º Tenente PM Michelin e do 1º Tenente PM Marangon, do 15º Grupamento de Bombeiros, como instrutores convidados.

TÉCNICAS APRIMORADAS

– Táticas e Técnicas do Salvamento Veicular;

– Operação, Utilização e Montagem de Equipamentos;

– Operações em Veículos Leves;

– Operações em Veículos Pesados;

– Operações em Veículos Híbridos;

– Visita a Concessionárias de Veículos;

– Visita a Montadoras de Veículos;

– Exercícios Simulados.

EFETIVO ENVOLVIDO

Alunos: 18

Professores: 12

Apoio e Logística: 16

PORQUE DO APRIMORAMENTO?

Resgate é uma atividade séria e, muitas vezes, arriscada.

O desencarceramento de vítimas em acidentes automobilísticos, em especial, envolvendo um trabalho em equipe é extremamente complexo, técnico e importante, sob condições extremas de stress causadas pela urgência do tempo, presença de curiosos, riscos no ambiente e pressão emocional em função da ânsia de salvar a vítima.

Sua importância é muitas vezes negligenciada por profissionais que ignoram primeiramente o impacto da morbimortalidade por trauma decorrente de acidentes automobilísticos no perfil da saúde, depois a importância do atendimento inicial ao traumatizado na redução da mortalidade e seqüelas decorrentes do trauma e, finalmente, a importância da rapidez no atendimento e remoção de vítimas poli traumatizadas para o sucesso deste atendimento inicial.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!