Brasileiro registrou erupção de vulcão na Itália — Foto: Thiago Takeuti /BBC.

Brasileiro que sobreviveu a erupção de vulcão na Itália filmou explosão com celular

O brasileiro Thiago Takeuti conta como sobreviveu à explosão de um dos vulcões mais ativos da Europa, localizado em uma pequena ilha, no sul da Itália.

“De repente, ouvimos uma explosão. Olhamos para cima e vimos uma chuva de lava solidificada que caia por todo lado, era uma chuva de detritos do tamanho de um fogão, ou de uma máquina de lavar”, conta o brasileiro Thiago Takeuti, que estava fazendo uma excursão na ilha Stromboli, na costa da Sicília, onde está um dos vulcões mais ativos da Europa.

Brasileiro registrou erupção de vulcão na Itália — Foto: Thiago Takeuti /BBC.

Brasileiro registrou erupção de vulcão na Itália — Foto: Thiago Takeuti /BBC.

Takeuti conseguiu escapar, mas o amigo italiano, Massimo Imbasi, que o acompanhava no passeio, morreu após a erupção do vulcão, ocorrida no dia 4 de julho.

  • ‘Foi como estar no inferno’: brasileiro conta como sobreviveu à explosão de um dos vulcões mais ativos da Europa

    O vulcão, ativo há mais de dois mil anos, mede 920 metros de altura e prossegue por 2.400 metros abaixo do nível do mar.

    Takeuti filmou com seu celular parte das atividades do vulcão. As imagens mostram cenas de deslizamento e a explosão, com pedras, fumaça e lava sendo lançadas.

    À BBC News Brasil, o brasileiro contou como escapou e tentou ajudar o amigo.

    “Encontramos um espaço onde o fogo já tinha se apagado, mas o solo estava fervendo. Mas a partir daí o Massimo começou a passar mal e acabou caindo sentado. Acho que ele estava desidratado.”

    “Tentei impedir que ele se deitasse no chão quente para não piorar a situação, mas vi que ele estava com a respiração acelerada, e perdendo consciência. Agachado, comecei a dar tapas no rosto dele e a fazer respiração boca a boca, apoiando as costas dele nas minhas pernas. Ele chegou a voltar a respirar umas três ou quatro vezes, mas aí não voltou mais. Tentei fazer massagem cardíaca com força, mesmo não sabendo muito como fazer. Tentei em todos os modos de salvar a vida dele.”

    Takeuti disse que a primeira pessoa a encontrá-los foi um guia turístico, que o ajudou a descer a montanha.

 

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!